Dom Majella emite mensagem de Natal e Ano Novo

19 de dezembro de 2019

Aos padres e diáconos, aos religiosos e e a outros consagrados, aos seminaristas, a todos os fiéis leigos e leigas da Arquidiocese de Pouso Alegre.

“Santo é o dia que nos trouxe a Luz. Vinde e adorai o Senhor! Hoje uma grande Luz desceu sobre a terra”. (missa do Natal, Aclamação ao Evangelho)

Nasceu hoje o Salvador da humanidade, Cristo Jesus! A Luz de Cristo é portadora de paz: eis porque cada geração é chamada a acolhê-La. Vamos com fé e humildade acolher a Deus que, em Belém, fez-se um de nós. isto é o Natal! No Menino Jesus, Deus nos olha. Criemos um novo olhar sobre Deus e seu mundo, um olhar de amor e de tremor, de justiça e de paz, de defesa do meio ambiente. Este Natal seja verdadeiramente para todos um dia de alegria, de esperança e de paz!

Estamos chegando ao ano de 2020! Para nós, fiéis da Arquidiocese de Pouso Alegre, será um ano especial. Celebramos 120 anos de criação de nossa diocese. Ensina o Decreto Christus Dominus, do Concílio Vaticano II, que “diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um bispo para que apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por Ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja Particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica” (Christus Dominus n. 11). O dia da criação da nossa diocese foi 4 de agosto de 1900, pelo decreto Regiolatissimepatens, do Papa Leão XIII.

Recolhendo a memória do caminho evangelizador conduzido com zelo e edificante dedicação pelos meus predecessores, com a colaboração de tantos sacerdotes, consagrados e consagradas, diáconos, leigos e leigas, para a glória de Deus e para o bem de tantas almas, participemos desta grande alegria jubilar nas paróquias e comunidades, nos setores pastorais e nos movimentos eclesiais. O tema de nossa comemoração jubilar, “120 anos de evangelização e missão como Igreja diocesana: tempo de misericórdia e memória de todos“, e o lema “Eu vos darei futuro e esperança” (Jr 29,11), inspirem-nos a nos tornarmos discípulos e missionários, apaixonados por Jesus Cristo e conduzidos pelo Espírito Santo na realização de uma corajosa e ardente missão evangelizadora numa “Igreja em saída”. Cantemos juntos o hino de louvor ao Pai de infinita bondade, para bendizer e implorar a graça de uma profunda renovação de nossos corações e comunidades eclesiais neste jubileu.

Desde que recebi a missão de pastorear a porção do Povo de Deus nesta arquidiocese de Pouso Alegre, em agosto de 2014, ouvindo e conversando com padres e leigos, fui percebendo a necessidade de celebrar um sínodo, tempo que fosse para nós de uma escuta da Palavra de Deus e de sua vontade, na graça e na audiência ao Espírito, em que cada um tem algo a aprender. Tempo de caminharmos juntos para aprendermos uns com os outros.

O ano de 2020 será para a nossa Igreja particular tempo de preparação e conscientização, com encontros de formação e orações, em vista de realização do primeiro Sínodo Diocesano para o período de 2020-2023, em todos os âmbitos da vida eclesial da Arquidiocese. O Papa Francisco nos convida a atravessar o caminho que a sinodalidade exprime na Igreja, ao afirmar: “O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja para o Terceiro Milênio”. Não desperdicemos mais este momento de graça do Senhor e do Seu Espírito. Mãos à obra! Suplico a intercessão de Maria, Mãe de Deus e da Igreja, e de São Sebastião, nosso padroeiro arquidiocesano, que acompanhem esta nossa peregrinação sinodal, a fim de que todas as forças vivas de nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus participem ativa e frutosamente dessa celebração sinodal.

Hoje contemplamos o amor de Deus, que se manifestou ao mundo com o nascimento de Jesus. Que este amor reavive em nós, no ano de 2020, a vontade de sermos solidários e nos conceda a esprança que provém de Deus.

Concedo a cada um a bênção do Senhor.

Feliz Natal! Próspero Ano Novo!
+ Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.

por Pe. Andrey Nicioli