Dom Majella fala sobre o Sínodo ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral

6 de fevereiro de 2021

Trecho da Carta Pastoral do Arcebispo Metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado-C.Ss.R., ao Povo de Deus da arquidiocese de Pouso Alegre

“Com a aprovação do tema “Igreja: caminho de comunhão para a missão” e o lema: “aproximando-se, pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15), queremos caminhar juntos em Cristo para a celebração do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Dado o contexto de pandemia que vivemos e que afetou a realização da programação em 2020 e obrigou-nos a retardar a celebração de abertura do Sínodo, pretendemos iniciá-lo oficialmente em toda a Arquidiocese neste ano, no domingo da solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 21 de novembro.

Continuamos a caminhada de conscientização sinodal fazendo caminho em conjunto, isto é, convocando todos os batizados para a sua participação ativa na comunidade cristã e para o seu necessário testemunho cristão na evangelização do mundo contemporâneo. O núcleo central das atividades pastorais deverá ser orientado pela reflexão e atuação dos fiéis no contexto de caminhada de comunhão e participação das nossas comunidades cristãs.

Resolvemos não produzir um material mais específico ou um calendário de atividades para o Sínodo. Reconhecemos que a planificação sinodal, nestes tempos, permanece aberta a contínuas adaptações que nos vão sendo exigidas, segundo o que as circunstâncias em permanente mudança aconselham ou permitem.

Este é o momento de os diferentes serviços de pastoral exercerem a sua responsabilidade para discernir os procedimentos mais adaptados à evolução da situação social que estamos vivendo, sempre favorecendo aos fiéis viverem a fé com esperança nos novos contextos impostos pela pandemia.