Entenda o Plano de Retomada das atividades Litúrgicas da arquidiocese

1 de maio de 2021

Publicado em 3 de julho de 2020, o Plano de Retomada das Atividades Litúrgicas e Pastorais da arquidiocese de Pouso Alegre quer nortear a ação da Igreja Particular de Pouso Alegre em tempos de Pandemia da COVID-19. Este plano dialoga com as Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também com a Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde de cada município. A aplicação do plano é gradual, ou seja, obedecendo fases.

São 5 fases (atualmente, maio de 2021, a arquidiocese vive a terceira fase), obedecendo a realidade de cada realidade, a saber:

1ª FASE

  • Primeira quinzena de julho de 2020: conscientização do clero; conscientização dos fiéis; cadastramento e treinamento das equipes sanitárias (voluntários); atendimento de confissão, bênçãos e orientação espiritual na igreja ou secretaria;
  • Segunda quinzena de julho de 2020: sacramento do Batismo; sacramento do Matrimônio; sacramento da Unção dos Enfermos; Exéquias;

2ª FASE

  • Retorno das celebrações da Santa Missa com a presença de fiéis (na Catedral e Matrizes);

3ª FASE

  • Missas nas comunidades; Sagrada Comunhão aos Enfermos; Iniciação Sacramental dos adultos;

4ª FASE

  • Reuniões de pastorais e movimentos; catequese;

5ª FASE

  • Encontros de pastorais e movimentos; festas paroquiais;

O Papa Francisco, qual novo Moisés a liderar a travessia e a nos incentivar a mantermos os olhares fixos no horizonte da vida nova, nos exorta:

“Se pudemos aprender algo em todo este tempo, é que ninguém se salva sozinho (…) É o sopro do Espírito que abre horizontes, desperta a fraternidade para dizer ‘presente’ perante a enorme e inadiável tarefa que nos espera. É urgente discernir e encontrar a pulsação do Espírito para dar impulso, juntamente com outros, a dinâmicas que possam testemunhar e canalizar a nova vida que o Senhor quer gerar neste momento concreto da história”

Faça o download do Plano de Retomada, que traz a especificação das duas primeiras fases (Clique aqui para download)