Dom Majella ordena novos diáconos para a Arquidiocese de Pouso Alegre

3 de fevereiro de 2024

Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, na manhã de hoje (03), ordenou diácono os seminaristas Dioni Acácio da Silva, Tainan Francisco de Paiva e Valter Vigínio Pereira.

Em Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus, em Pouso Alegre (MG), os seminaristas Dioni Acácio da Silva, Tainan Francisco de Paiva e Valter Virgínio Pereira foram ordenados diáconos, neste sábado, dia 03 de fevereiro, pela imposição das mãos de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre. Familiares e amigos dos novos diáconos, padres, seminaristas, religiosos e fiéis de toda a arquidiocese participaram da celebração.

Durante a celebração, após a proclamação do Evangelho, Dom Majella acolheu a eleição dos candidatos ao diaconato e os eleitos foram interrogados, manifestando a livre decisão de receberem a Ordem. Em seguida, os eleitos prostraram-se no chão enquanto toda a comunidade rezou por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Após esses ritos, chegou-seao momento mais importante da celebração, quando Dom Majella, em nome da Igreja, impôs as mãos sobre cada um dos eleitos e rezou a prece de ordenação, conferindo a eles a graça sacramental do ministério diaconal. Já ordenados, os novos diáconos receberam as vestes litúrgicas e o livro dos Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, foram cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz.

Na homilia, o arcebispo dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, afirmou que

“Diácono significa servir. Servir é a tradução do amor a Deus e ao próximo até as últimas consequencias. Servir não apenas nas atitudes que tenham que fazer, embora o serviço se manifeste nelas. O diaconato deve ser ativado por dentro, por contágio. É preciso escutar a voz do Senhor. Ele deve dar a orientação, porque Jesus veio para servir.”

O Diácono Dioni Acácio da Silva é natural da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (MG). Nasceu em 23 de julho de 1988 e é filho de João Menino da Silva e Natalina da Silva, já falecida. Realizou seu estágio pastoral na paróquia San’Ana, em Sapucaí Mirim (MG).

Natural de Santa Rita do Sapucaí (MG), da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o Diácono Tainan Francisco de Paula, filho de Sebastião Francisco de Paula e Cristina Fernanda de Paula, nasceu em 10 de outubro de 1996. Na paróquia São Sebastião e São Roque, em Bom Repouso, exerceu oseu estágio pastoral.

Filho de Sebastião Donizete Pereira e Benedita Maria Nogueira Pereira, o Diácono Valter Virgínio Pereira é da cidade de Tócos do Moji (MG), Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e nasceu em 30 de junho de 1981. Realizou seu estágio pastoral na Paróquia São Cristóvão, na cidade de Pouso Alegre.

O lema escolhido pelos diáconos para a Ordenação Diaconal foi “Tendes entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus” (Fl 2,5).

O Diácono Dione exercerá seu ministério diaconal na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG),  Diácono Tainan  na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva (MG), e o Diácono Valter, na paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (MG).

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Imagem: Fernanda Gomes (Pascom da Paróquia Bom Jesus – Catedral)