Dom Majella participa de curso para bispos no Rio de Janeiro

5 de fevereiro de 2019

Foto: arquivo Arquidiocese do RJ

O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., está no Rio de Janeiro participando de um curso para oferecido pela própria Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O encontro tem início nesta terça-feira (5) e vai até a próxima sexta-feira (8). Essa é a 29ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil que ocorre no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido. O curso – realizado desde julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI – tem como principal objetivo promover uma semana de estudos, oração, partilha e descanso entre os bispos que, durante a semana, refletirão sobre o tema “Urgentes desafios para a educação no Brasil hoje”.

O encontro contará com dez conferências e entre os palestrantes estão:

Dom Angelo Vincenzo Zani – Nascido em 24 de março de 1950, numa cidade da Província de Brescia, foi ordenado sacerdote em 1975. Especializou-se em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana. De 1981 a 1995, exerceu, em sua diocese de origem, função correspondente à de coordenador de pastoral, secretário do conselho de presbíteros e pelo setor das escolas. De 1995 a 2002, dirigiu o Escritório Nacional de Educação, Escola e Universidade da Conferência Episcopal Italiana. Em janeiro de 2002, foi nomeado subsecretário da Congregação para a Educação Católica. Em 9 de novembro de 2012, foi nomeado secretário da mesma congregação, com a dignidade de um arcebispo. Foi ordenado bispo em 6 de janeiro de 2013 pelo Papa Bento XVI.

Dom João Justino de Medeiros Silva – Nascido em Juiz de Fora, em 22 de dezembro de 1966, foi ordenado padre em 13 de novembro de 1992. Aos 21 de dezembro de 2011 foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, tendo sido ordenado Bispo em 11 de fevereiro de 2012. Em fevereiro de 2017, foi nomeado coadjutor de Montes Claros, tornando-se arcebispo em 21 de novembro de 2018. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1988), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (1992), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1997) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2003). É o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB.

Monsenhor Pio Vito Pinto – Nasceu em 29 de março de 1941, na região da Puglia. Desde 1995 é auditor da Rota Romana, tornando-se, ao mesmo tempo membro da comissão especial da Congregação para a Doutrina da Fé, para o tratamento de questões matrimoniais infavorem fidei. Em 2012, foi nomeado decano da Rota Romana pelo Papa Bento XVI. Em 2014, o Papa Francisco o encarregou de estudar a reforma do processo canônico matrimonial, a fim de simplificar a declaração de nulidade salvaguardando o princípio da indissolubilidade do casamento. Participou entre outros, dos dois sínodos sobre a família como um membro nomeado pelo Papa.

Professor Doutor Italo Fiorin – Nascido em 18 de setembro de 1946, desenvolve atividade acadêmica no campo da educação há mais de três décadas. De 1987 a 2001 foi coordenador do Grupo Nacional para o Desenvolvimento da Infância. Entre 2006 e 2007, coordenador do Comitê Nacional do Observatório Científico para a integração dos alunos com deficiência, no Ministério Italiano da Educação. No período entre 2009 e 2012, foi presidente do Centro para a formação de professores da província autônoma de Trento e Coordenador da Comissão Nacional para as “Notas no jardim de infância e do primeiro ciclo do ensino”. De 2006 a 2016, foi presidente do curso de licenciatura em Educação Básicana Universidade Livre de Ss. Maria Assunta – LUMSA, onde atualmente é professor extraordinário.

Padre Josafá Carlos de Siqueira – Nascido em 31 de outubro de 1951, em Pirenópolis, Goiás, graduou-se em ciências biológicas pela Universidade Católica de Goiás em 1976, Em 1977 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Campinas. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (1983 e 1992). Ingressou na PUC-Rio em 1986 e se tornou professor do Departamento de Geografia. Em 1989 fundou o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima). Em julho de 2010 assumiu a Reitoria da PUC-Rio, mas continua atuando como professor do Departamento de Geografia, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. É membro do Conselho Superior da Faperj e do Conselho do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Professor Felipe Nery Martins Neto – Leigo, casado e pai de quatro filhos, é consultor pedagógico e orientador familiar; ex-diretor do Colégio São Bento; professor de pós-graduação em Matrimonio y Família de la Facultad de Derecho de la Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo (Peru); presidente do Observatório Interamericano de Biopolític e diretor do Instituto Sophia Perennis.