Dom Majella realiza Visita Pastoral à paróquia de Itajubá

25 de maio de 2023

De 18 a 21 de maio, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), fez Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG). No evento, dom Majella foi recebido pelos fiéis e o novo pároco, padre José Saraiva Junior, MSC.

A visita episcopal, também chamada de “Visita Pastoral”, faz parte da missão de um bispo. O Código de Direito Canônico pede que o bispo visite a sua diocese, total o parcialmente, ao menos cada cinco anos. Na visita, o bispo conhece de perto e com diligência os fiéis, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados da diocese (cânones 396-398).

Dom Majella fez Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Soledade em Itajubá, entre os dias 18 a 21 de maio. Lá, o arcebispo foi acolhido pelo pároco, padre José Saraiva Junior, MSC, o qual tomou posse no dia 15 de abril, e os vigários, padre Geraldo Barbosa Mendonça, MSC, e padre Carlos Roberto Rodrigues, MSC.

Para acolhida de dom Majella, os religiosos Missionários do Sagrado Coração (MSC), que cuidam da pastoral dessa paróquia, serviram um almoço de boas-vindas. Durante a visita, o arcebispo se encontrou com os funcionários da paróquia; conferiu os livros paroquiais; fez reunião com os membros dos conselhos de pastoral e administrativo; celebrou sacramentos; se encontrou com fiéis, especialmente, jovens e crianças da Catequese Paroquial; visitou comunidades urbanas e rurais. Além disso, dom Majella visitou enfermos da Vila Vicentina e dependentes químicos assistidos pela Casa de Recuperação Piedade de Maria. Inclusive, o arcebispo visitou a comunidade Santa Margarida Maria, no Bairro Anhumas, a qual está construindo a sua capela.

Durante o evento, dom Majella ressaltou que a Visita Pastoral é a comunhão de fé do bispo com todo povo de Deus, fé que nos sustenta e nos lança em missão. Além disso, afirmou que a presença do bispo nas paróquias representa a unidade da Igreja Particular, presente na Arquidiocese de Pouso Alegre. Para ele, os fiéis, religiosos, clérigos e o arcebispo, juntos, formam um corpo, que é a Igreja, animada pelo Espírito Santo e a qual tem Jesus Cristo como cabeça, chamada a viver a sua vocação e caminhar todos juntos.

Dom Majella, desde 2014, quando iniciou seu ministério episcopal na Igreja Particular de Pouso Alegre, já realizou visitas a muitas paróquias. Devido à pandemia por COVID-19, o arcebispo interrompeu essa ação ministerial. Neste ano, dom Majella retoma as visitas episcopais em paróquias dos Setores Pastorais Mantiqueira e Mogi.

Veja mais fotos da Visita Pastoral.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Paróquia Nossa Senhora da Soledade/Itajubá – @soledade.itajuba