Nossa Senhora Auxiliadora: auxílio dos cristãos e das vocações

24 de maio de 2023

No dia 24 de maio, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Essa invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lançou seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.

A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o papa demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação “Auxiliadora dos Cristãos”.

No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atestava a intercessão da Santa Mãe de Deus. Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês sequestrou o papa, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o líder da Igreja Católica recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

O papa ficou cativo por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o papa, que voltou a Savona para cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.

Na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), Nossa Senhora Auxiliadora é padroeira do Seminário Arquidiocesano. Esse local é uma casa de portas abertas há mais de 120 anos para animar as vocações e formar jovens para o sacerdócio. Foi inaugurado para ser casa de formação do clero sul-mineiro, por dom Nery, então bispo diocesano, no dia 8 de setembro de 1899. O seminário foi confiado à proteção de Maria, o auxílio dos jovens que buscam atender o chamado de Deus e pastorear o Povo de Deus presente na Igreja Particular de Pouso Alegre. Nossa Senhora Auxiliadora é motivação para as vocações, por ser a Mãe de Deus e Mãe da Igreja, discípula e missionária que soube acolher o Verbo e viver bem sua vocação, colaborando no projeto de salvação da humanidade. Como padroeira do Seminário Arquidiocesano, ela ajuda a fortalecer o discernimento e a vivência vocacional dos presbíteros e dos cristãos leigos e leigas.

Oração

Santíssima Virgem Maria, a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo, concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém.

Referências:

Imagem: Vatican Media