Encontro vive momento de avaliação e celebração da Assembleia Arquidiocesana

5 de novembro de 2018

No mês de abril de 2016 (dias 16 e 17), a Arquidiocese de Pouso Alegre realizou a sua 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O encontro ocorreu na casa de oração Monsenhor Mauro Tomasinni, em Pouso Alegre, em contou com a participação de todo o clero e representantes de todas as paróquias e movimentos arquidiocesanos. Durante o encontro ficaram definidas as prioridades, objetivo e condições fundamentais para o trabalho pastoral pelos próximos anos. Assim, o dia 18 de novembro deste ano será a oportunidade de uma celebração e uma avaliação dos trabalhos vividos deste então e também uma oportunidade para olhar o futuro e planejar a vivência pastoral nos próximos anos.

O objetivo geral assumido pela Arquidiocese foi: “Evangelizar com alegria, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como discípulos missionários, acolhedores, proféticos e misericordiosos, alimentados à mesa da Palavra e do Pão, à luz evangélica da opção preferencial pelos pobres, em diálogo com a sociedade em constante transformação, para formar uma igreja viva, rumo ao Reino Definitivo”. Já as prioridades assumidas foram: Comunidade de fé a serviço das famílias; Comunidade de fé em estado permanente de missão; e Comunidade de fé a serviço da vida plena para todos”, tendo como condições fundamentais a formação permanente e pastoral orgânica.

Na época, Dom Majella explicava o valor e importância de se viver uma assembleia arquidiocesana de pastoral.

“A finalidade desta Assembleia é viver o encontro com Jesus que enche a vida de alegria, convida à conversão e ao discipulado missionário (cf. DGAE – 2015-2019, 9) e avaliar a qualidade da nossa ação evangelizadora e pastoral e planejá-la para os próximos quatro anos. A sociedade vive uma mudança de época histórica. As transformações sociais levam-nos a questionar a incidência dos valores do Evangelho de Jesus nas pessoas, nas famílias e na sociedade. Diante desta realidade perguntamos: que contributo nós, os cristãos, prestamos às pessoas e à sociedade, tal que sejam transformadas pela força do amor, vivido e pregado por Jesus no seu Evangelho?”, discursava.

O encontro celebrativo e avaliativo vai ocorrer no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre, entre 8h e 16h. Nesta oportunidade, representantes de todas as paróquias são convidados a participar. Logo pela manhã, após a Santa Missa, o professor Giovani Marques refletirá sobre o tema “Santidade como horizonte da vida pastoral”. Na sequência, momentos dos grupos trabalharem, fazendo as avaliações e propostas. No período da tarde, momento das plenárias, onde as reflexões são colocadas em comum.

“Também na parte da tarde o padre Eduardo Rodrigues vai falar um pouco sobre a realização do Sínodo dentro da Igreja. É uma assembleia avaliativa, mas também um momento de olhar para o futuro”, explicou o coordenador de pastoral da Arquidiocese, padre Mauro Ricardo de Freitas.