Novo Conselho Presbiteral é eleito durante reunião de atualização do clero

31 de outubro de 2018

O clero da Arquidiocese de Pouso Alegre esteve reunido nesta terça e quarta-feira (30 e 31) para dois dias de atualização e formação. O encontro ocorreu no Seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre. No primeiro dia, as reflexões ficaram sob a responsabilidade do padre Dr. Adriano São João, que falou sobre a teologia do papa Francisco. Já na quarta-feira, no período da manhã, quem conversou com o clero sobre a conservação e restauração patricmonial foi a professora Márcia Rizzo. Neste dia o clero também escolheu os novos membros do Conselho Presbiteral.

O Conselho será ouvido pelo arcebispo nos assuntos de maior interesse e nos casos previstos: celebração de Sínodo ou assembleia; criação, modificação ou supressão de paróquias; destinação de ofertas; redução de igreja ao uso profano; edificação de uma igreja; escolha de párocos para julgamentos das causas a que se refere; e questões referentes à taxas de pessoas jurídicas.
Segundo o chanceler do arcebispado, padre Jésus Andrade de Guimarães, ao relembrar as atribuições do Conselho, explicou que os membros devem “zelar pela convivência presbiteral; propor sobre questões relacionadas à espiritualidade, atualização etc; encaminhar soluções para equilíbrio e estabilidadeda manutenção digna do clero; opinar na distribuição de encargos administrativos e pastorais; ser consultado no ingresso de novos clérigos, aceitação de agentes de pastoral de outras circunscrições eclesiásticas, institutos de vida consagrada e sociedade de vida apostólica; e criação de novas comunidades”.

Após os escrutínios, o novo Conselho Presbiteral da Arquidiocese ficou assim definido, além de mais outros dois padres que serão nomeados pelo arcebispo:

I – Membros natos
– Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R (arcebispo metropolitano);
– Cônego Wilson Mário de Morais (vigário geral);
– Pe. Juliano de Almeida (vigário judicial);
– Pe. Jésus de Andrade (chanceler do arcebispado);
– Pe. Ivan Paulo Moreira (reitor do seminário arquidiocesano);
– Pe. Mauro Ricardo de Freitas (coordenador arquidiocesano de pastoral);
– Pe. Fabiano José Pereira (coordenado da pastoral presbiteral);

II – Membros eleitos
– Pe. Benedito Ferreira da Costa;
– Pe. Heraldo José dos Reis;
– Cônego Simão Cirineo Ferreira;
– Pe. Thiago de Oliveira Raymundo;
– Cônego Vonilton Augusto Ferreira;
– Pe. Benedito Francisco Lopes;
– Pe. Marcos Vinícius da Silva;
– Pe. Benedito Luciano da Rosa;
– Pe. Paulo Roberto de Andrade;