Escola diaconal tem início neste sábado

7 de agosto de 2018

A Arquidiocese de Pouso Alegre inicia no próximo sábado (11) a primeira turma da escola para diáconos permanentes. Após um processo de entrevistas e pesquisas nas paróquias, 51 candidatos foram aprovados para o início das aulas.

“Queremos agradecer o apoio dos padres pela divulgacao e incentivo na implantação do diaconato permanente em nossa Arquidiocese. E pedimos orações para os que sentiram este chamado para que possam discernir a vontade de Deus em suas vidas ao longo do processo”, disse um dos membros da Comissão e também reitor da Faculdade Católica de Pouso Alegre, padre Daniel Santini Rodrigues.

No próximo sábado, os candidatos ao diaconato permanente refletirão sobre “a pessoa, o ser humano e sua identidade a partir da antropologia e cristã”. Após o almoço, eles farão uma partilha dessas primeiras experiências.

A Escola Diaconal terá duração de 4 anos, sendo que as aulas acontecerão aos sábados quinzenais, ou seja, dois sábados por mês, com 8 horas/aula em cada sábado de forma presencial, das 8h30 às 16h30, e 4 h/a de atividade extra-classe por sábado letivo, com atividades a serem realizadas em casa, pós cada encontro, totalizando 12 horas/aula por encontro. Serão 10 sábados letivos por semestre, num total de 240 horas/aula por ano. Como serão 4 anos, os candidatos terão um total de 960 horas/aula, sendo 640 horas/aula de forma presencial e 320 horas/aula de atividade extra-classe. Também será necessária a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), considerando uma carga horário de 140 horas/aula para sua elaboração. Desta forma, a Escola Diaconal terá uma carga horária total de 1100 horas/aula.

Confira o calendário de aulas

25/08 (Sábado)

Família e Comunidade. Assessor: Pe. Lucimar Pereira Goulart
15/09 (Sábado)

Vocação e Ministério. Assessor: Pe. Ivan Paulo Moreira
29/09 (Sábado)

A Leitura Orante da Bíblia. Assessor: Pe. Narcizo Pires Franco
06/10 (Sábado)

A Liturgia das Horas. Assessor: Pe. Fábio de Souza Leão
27/10 (Sábado)

O Catecismo da Igreja Católica. Assessor: Pe. Francisco José da Silva
10/11 (Sábado)

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Paróquia: Comunidades de Comunidades. Assessor: Pe. Eduardo Rodrigues da Silva
24/11 (Sábado)

A História da Arquidiocese de Pouso Alegre e o seu Plano de Pastoral. Assessor: Pe. Mauro Ricardo de Freitas
15 e 16 dezembro (Sábado e Domingo):

Retiro Espiritual da Etapa Propedêutica (Comunidade Sol de Deus)

(1° Escrutínio dos aspirantes ao Diaconato Permanente)