Festa de Nossa Senhora Auxiliadora reúne padres e seminaristas

23 de maio de 2022

De 20 a 23 de maio, aconteceram o tríduo e a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do seminário arquidiocesano. Durante esses dias, foram celebradas missas especiais, com a participação de padres jubilares e seminaristas.

O tríduo preparativo à festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi celebrado com missas festivas, transmitidas pelas redes sociais, de 20 a 23 de maio. As celebrações reuniram seminaristas e padres jubilares, que em 2022 completam 25 e 50 anos de sacerdócio. O tema da festa inspirou-se no 1º Sínodo arquidiocesano: “Com Maria, auxílio dos cristãos, caminhemos em comunhão para a missão”.

Seminaristas rezam oração solene de Laudes, no dia 23 de maio, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do seminário.

No dia 20, às 17h, padre Heraldo José dos Reis, reitor do seminário arquidiocesano, presidiu a missa do 1º dia do tríduo, com a concelebração dos padres formadores Francisco José da Silva e Lucas Silva Crispim. Monsenhor João Aparecido de Faria, residente no seminário, também esteve presente na missa. Para o reitor, o seminário vive dias de festa com o tríduo e celebração de sua padroeira.

“Nosso Seminário está em festa celebrando a padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora. Arcebispo, presbíteros, formadores, seminaristas, colaboradores, benfeitores, professores, psicólogos e diretores espirituais, louvam a Deus pela materna intercessão de Nossa Senhora, que acompanha sempre a caminhada formativa dos seminaristas e roga pelos presbíteros, seus filhos prediletos. Neste tríduo e festa, refletimos o tema ‘Com Maria, auxílio dos cristãos, caminhemos em comunhão para a missão!’”, declarou padre Heraldo.

Padre Heraldo José dos Reis incensa a imagem da padroeira do seminário, no dia 20 de maio.

No sábado (21), às 17h, a missa do 2º dia do tríduo foi presidida pelo padre Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado e jubilando de prata em 2022. A celebração foi acompanhada pelos padres formadores e residente.

Da esquerda para a direita, os padres Francisco José, Heraldo José, Jésus Andrade e Lucas Crispim e monsenhor João Faria, no dia 21 de maio.

Ontem (22), às 10h, foi celebrado o 3º dia do tríduo com missa presidida pelo padre José Francisco Ferreira, jubilando de prata em 2022. Concelebraram os padres formadores e residente.

Padre José Francisco comenta fatos da sua vida sacerdotal com seminaristas, no dia 22 de maio.

Hoje (23), foi celebrado o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Os seminaristas e formadores começaram o dia festivo com a oração solene das Laudes (oração da manhã), presidida pelo padre Lucas Silva Crispim.

Padre Lucas Silva Crispim e seminaristas rezam a oração de Laudes, no dia 23 de maio.

Às 9h, foi celebrada a missa festiva da padroeira do seminário arquidiocesano, presidida pelo padre Arquimedes Carvalho de Andrade, jubilando de ouro em 2022. Padres formadores e membros do clero estiveram presentes.

Em sua homilia, padre Arquimedes apresentou fatos principais do seu ministério sacerdotal. Destacou sua colaboração à arquidiocese de Pouso Alegre como formador do clero. Refletindo a Palavra de Deus, ele falou sobre Ester e Maria. O padre argumentou sobre as atitudes da escuta, disponibilidade e caridade para fazer a vontade de Deus e se ter uma formação sacerdotal sinodal. Ao final da sua reflexão, ele cantou a música “Vida”, composta pelo artista Fábio Júnior.

“Há muita gente mendigando auxílio. Há muita gente carente de auxílio, de carinho, de afeto, de ajuda. Que Maria Auxiliadora se faça sempre presente, atentamente presente, na vida desta casa que a gente tanto gosta e ama. Que Maria Auxiliadora se faça atentamente presente nesta casa, indicando os caminhos da escuta e do diálogo como ferramentas para uma formação com espírito sinodal”, falou padre Arquimedes.

Padre Arquimedes preside a missa festiva da padroeira do seminário arquidiocesano, no dia 23 de maio.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, que se encontra ausente da arquidiocese por participar de 9 a 27 de maio do Fórum Internacional para Bispos, em Portugal, e de peregrinação, em Roma, com brasileiros a lugares relacionados a Santo Afonso de Ligório, deixou sua mensagem aos seminaristas e ao clero por ocasião da festa de Nossa Senhora Auxiliadora. O arcebispo foi representado pelo cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral.

“Ao clero, recordo do preciso encontro para celebrarmos o ‘Dia do Seminário’, 24 de maio, com a memória litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora, onde na Eucaristia concelebrada agradeceremos a Deus o testemunho e a perseverança dos nossos padres jubilares deste ano de 2022 e, na convivência, intensificaremos o vínculo fraterno com os seminaristas. Considero o ‘Dia do Seminário’ uma expressão visível da vivência da diocesaneidade do nosso presbitério”, disse dom Majella em nota ao clero, seminaristas e aos fiéis da arquidiocese no dia 9 de maio.

Além das celebrações litúrgicas, o tríduo e a festa da padroeira do seminário arquidiocesano contaram com momentos de convivência entre padres, seminaristas, benfeitores e funcionários da instituição formativa.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Márcio Júnior

A imagem destacada da notícia apresenta a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do seminário arquidiocesano, ornada para as suas festividades, de 20 a 23 de maio.

Veja mais fotos do evento: