Fraternidade e Amizade Social: vós sois todos irmãos!

21 de março de 2024

“A necessidade era tanta e tamanha, que a fraternidade saiu em campanha…” Nesta frase, tirada do hino da Campanha da Fraternidade de 2002, de autoria do Padre Zezinho, se resume o motivo de existir no Brasil, durante a quaresma um tema que mobiliza todos os fiéis católicos a olhar pelas necessidades de tantos irmãos e irmãs, da natureza e das relações humanas, na busca de sincera conversão e de transformar em obras a fé que professamos.

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1961, na Cáritas Brasileira (um grupo  pertencente à CNBB) com a iniciativa de três padres, que se reuniram com o objetivo de arrecadar recursos para as obras assistenciais daquela instituição. A este movimento, deram o nome de Campanha da Fraternidade (CF). No ano de 1962, a CF  foi realizada pela primeira vez no período da Quaresma, na cidade de Natal, RN . Foi tão positivo o resultado que no ano seguinte, todos os estados do Nordeste realizaram esta Campanha em suas comunidades. Aí nasceu o projeto da Campanha da Fraternidade, que seria posteriormente adotada em todo o Brasil como gesto concreto durante o período da Quaresma. Este importante movimento aconteceu justamente durante o período do Concílio Vaticano II.  E, sob o espírito renovador do Concílio, os bispos definiram o que seria a Campanha da Fraternidade para toda a Igreja no Brasil. Desde o seu primeiro projeto, até os dias atuais, a Campanha da Fraternidade é uma ação de evangelização realizada anualmente no tempo da Quaresma. O principal objetivo é despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade a respeito de um problema real que atinge a coletividade brasileira, buscando caminhos e soluções para enfrentar tais problemas.

Vejamos, na linha do tempo, os passos para a implantação deste importante instrumento de evangelização:

1964 –  os bispos brasileiros aprovaram o texto que fundamentava a ação da Campanha. Este documento foi apreciado pelo episcopado em Roma.

1965 –  a Campanha da Fraternidade passou a ser coordenada pela CNBB.

1967 – A CNBB passou a redigir um subsídio mais completo para a CF e tiveram início os encontros nacionais da Coordenação Nacional e encontros de coordenações regionais.

1971 – A presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral passaram a participar também dos encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF.

Vale a pena visitar o site da CNBB e ver todos os temas tratados pela Campanha da Fraternidade, desde a sua criação.

Neste ano de 2024, ao completar 60 anos de sua criação, o tema escolhido foi “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).  Tendo como inspiração a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo incentivar as pessoas a reverem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus. Também pretende impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho, que as une como família e a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

Deixemo-nos transformar, neste tempo favorável da Quaresma, pelo Evangelho de Jesus, com o feliz desejo de sermos fiéis aos seus ensinamentos, construtores do amor e da paz em nossas famílias, nossas comunidades, nossa cidade, nas redes sociais…  Enfim, que seja esta Campanha da Fraternidade, mais uma oportunidade de fazer o Reino de Deus acontecer no hoje de nossa história!

Referências de texto e imagem: www.cnbb.org.br