I Sínodo Arquidiocesano: “Igreja: caminho de comunhão para a missão”.

3 de maio de 2024

A Arquidiocese de Pouso Alegre está em caminhada sinodal e depois de ter passado pelas etapas: paroquial e setorial; é tempo de celebrar a etapa arquidiocesana. No dia 27/04/2024 reuniram-se, na Casa de Oração Monsenhor Mauro Tomasinni, em Pouso Alegre todos os convocados pelo Arcebispo no último dia 28/03, na Missa do Crisma.

No decreto de convocação o arcebispo Dom Majella definiu o tema, a inspiração evangélica e o anseio pastoral com as seguintes palavras:

“Igreja: caminho de comunhão para a missão” foi o tema escolhido para essa caminhada e, como lema inspirador, retomamos o Evangelho de Lucas na passagem dos discípulos de Emaús: “Aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15). Com o objetivo de renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz da Palavra de Deus, da Igreja em saída e da realidade na qual vive e age a Igreja particular de Pouso Alegre, neste Sul das Gerais, iniciamos o processo sinodal com a etapa paroquial e, posteriormente, a setorial. Todo o povo de Deus refletiu e partilhou sobre a vida pastoral de nossa Igreja levantando sugestões e caminhos para o nosso agir.

Agora, chegou o momento de nos reunirmos mais amplamente e como Arquidiocese, aprofundar a escuta do povo de Deus e o que o Espírito diz à sua Igreja.

A primeira sessão se iniciou com a acolhida de todos a partir das 8h na Casa de Oração. Toda sessão é celebrativa, portanto em espírito de oração começou e se desenvolveu todo o dia.

Dom Majella lendo a mensagem de abertura da primeira sessão arquidiocesana do Sínodo.

O Arcebispo Dom Majella fez memória da caminhada sinodal da arquidiocese e provocou a reflexão e abertura à escuta do Espírito Santa e abertura à escuta do outro. Você pode conferir a mensagem completa do Arcebispo clicando em: Mensagem de Dom Majella
Confira também o vídeo com a mensagem gravada pelo Arcebispo durante a sessão arquidiocesana.

Padre Eduardo Rodrigues

Em seguida a palavra do bispo, o padre Eduardo Rodrigues, membro do clero de Pouso Alegre e pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tocos do Moji, provocou uma reflexão sobre a caminhada pastoral de nossa arquidiocese e a necessidade de um diálogo profundo e sincero entre os aspectos culturais, políticos, sociais e plurirreligiosos.

O método usado durante as partilhas em grupo é o “Conversa no Espírito”, é o momento de “ouvir o que o Espírito diz a sua Igreja”, para isso foi importante a partilha de cada participante e o silêncio para o discernimento.

Mesas redondas para as “conversas no Espirito Santo”. 34 grupo refletindo e ouvindo

O método prevê três rodadas precedidas sempre por um momento de oração e silêncio. Na primeira, todos partilham seus pensamentos e sentimentos em relação à questão apresentada. O convite é para focar na escuta do outro. Na segunda, cada um fala sobre o que mais chamou atenção na escuta realizada. O convite é enfatizar sobre o que mais tocou e desafiou cada um.  Na terceira rodada, identifica-se os pontos chaves e constrói-se um consenso sobre os elementos centrais que surgiram a partir do discernimento em grupo iluminado pelo Espírito (Fonte: www.cnbb.org.br).

Para esta fase arquidiocesana haverá mais uma sessão a ser realizada em 23 de novembro deste ano. Rogamos que Deus acompanhe com a sua graça todos os trabalhos de escuta e discernimento para o I Sínodo Arquidiocesano.

Você pode também conferir a matéria produzida pela Rádio Difusora de Pouso Alegre sobre a primeira sessão arquidiocesana sinodal: Sínodo Arquidiocesano (difusorahd.com.br)

Texto: Padre Cristian Diego Rosa
Fotos: PASCOM Arquidiocesana