Presbíteros: Testemunhas da Esperança!

3 de maio de 2024

Entre os dias 24 a 30 de abril, em Aparecida – SP, está acontecendo o 19º Encontro Nacional de Presbíteros, com o tema: Presbíteros: Testemunhas da Esperança!

Cerca de 490 padres de todo o Brasil estarão reunidos para vivenciarem este tempo de estudo, reflexão, partilha, oração e fraternidade. Nossa Arquidiocese está representada pelos padres Reinaldo, Benedito Luciano e Rafael Silveira.

Desde 1985, os presbíteros, de forma organizada e aos cuidados da Conferência dos Bispos do Brasil, se reúnem para rezar, discutir e discernir formas de viverem mais fortemente a comunhão, a fraternidade e a partilha valores que são esperados para a vivência saudável de um presbitério.

Foi usado um material para reflexão e segundo o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari, salientou que o subsídio em preparação ao ENP é mais uma contribuição na caminhada de todos os presbíteros da Igreja do Brasil. “O livro quer contribuir para que seja aprimorado o Encontro Nacional de Presbíteros. É uma oração que exige a reflexão, o aprofundamento. Na verdade como Igreja que somos e também estimulados pelos nossos pastores, mas sobretudo no compromisso da própria vocação, vida e missão”.

Dom Ângelo afirmou, ainda, que o subsídio é mais um instrumento para que todos os presbíteros, mas também aqueles que estão a caminho da ordenação presbiteral possam ainda mais aprofundar, aprender e amadurecer a sua própria vocação, vida pessoal, presbiteral e também fazer resplandecer a grandeza e o próprio espírito da missão presbiteral.

Para a preparação do subsídio, a CNP contou com a colaboração do padre Humberto Robson de Carvalho, da arquidiocese de São Paulo. O livro tem o objetivo de contribuir com todos os presbíteros, especialmente os diocesanos, ajudando-os no aprofundamento da sua dimensão humana, espiritual, pastoral e missionária, tendo sempre em vista o compromisso com a vocação e a missão para qual cada um foi chamado.

É dividido em 4 capítulos: “presbítero: profundamente humano”; “presbítero: inteiramente de Deus”; “presbítero: plenamente identificado com a Igreja” e “presbítero: totalmente dedicado à missão”. (Fonte: “Presbíteros: testemunhas da esperança” é o tema do 19º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece de 24 a 30 de abril – CNBB)

Da esquerda para direita: Padre Rafael Silveira (vigário da paróquia Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata; Padre Reinaldo dos Santo (pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Maria da Fé) e Padre Benedito Luciano (pároco da paróquia Santa Rita em Santa Rita de Caldas)
Texto: Padre Cristian Diego Rosa, adaptado do site da CNBB.
Fotos: Padre Reinaldo dos Santos