Indulgências para os fiéis defuntos são prorrogadas novamente até o fim de novembro

2 de novembro de 2021

Devido à pandemia e às medidas de restrições, a Penitenciaria Apostólica respondeu às solicitações de numerosos bispos, emitindo um decreto que anuncia a prorrogação das indulgências plenárias para todos os dias do mês de novembro, da mesma forma que em 2020.

O que são as indulgências?

A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da Redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1471).

Para obter as indulgências, é preciso que o fiel esteja em estado de graça. Além disso, é necessário que o fiel: tenha a disposição interior do completo afastamento do pecado, mesmo só venial; se confesse sacramentalmente dos seus pecados; receba a Sagrada Comunhão e reze pelas intenções do Papa. A oração segundo a intenção do Papa é deixada à escolha do fiel, mas sugere-se um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Oportunidade para reavivar a fé na vida eterna

Segundo o penitenciário-mor, cardeal Mauro Piacenza: “Nestes dias, somos chamados a reavivar nossa certeza na glória e na bem-aventurança eterna”. Ele recomenda ainda que “peçamos humildemente e com confiança o perdão para aqueles que nos deixaram, pelos seus pequenos ou grandes erros, eles que, no entanto, já estão salvos no amor de Deus, e renovemos nosso compromisso de fé”.

Veja mais:

Acompanhe Roda de Conversa sobre finados, promovida pela arquidiocese de Pouso Alegre em seu canal no YouTube. Acesse aqui.

Com informações e imagem do site do VaticanNews e da CNBB. A imagem destacada da notícia apresenta o papa Francisco rezando no cemitério militar francês, em Roma, em 02 de novembro de 2021.