Nova coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança toma posse

28 de outubro de 2021

No dia 24 de outubro, foi empossada a nova coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança, com missa e leitura do decreto de posse na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Antes da missa, o padre Sebastião Marcio Maciel, assessor da Pastoral da Criança na arquidiocese, apresentou o que é essa pastoral.

“A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o ‘desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político’, conforme diz o estatuto da pastoral”, disse o padre Sebastião.

Padre Sebastião Márcio, assessor da Pastoral da Criança, fala sobre essa pastoral durante a sua homilia, em 24 de outubro de 2021, na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí.

O padre assessor, também, descreveu um breve histórico da pastoral. “A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra dra. Zilda Arns e pelo então arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe”, segundo o site da pastoral.

Além disso, foi lido o decreto de posse, assinado por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, em 31 de agosto de 2021.

“Considerando a necessidade pastoral de nossa Igreja Particular e o bem dos fiéis que são atendidos pela Pastoral da Criança, por este documento, nomeamos para o ofício de coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, pelo período de três anos, a senhora Marlene de Fátima Juvêncio, residente em Santa Rita do Sapucaí”, disse o arcebispo em seu decreto.

Atualmente a Pastoral da Criança está presente em 11 paróquias da arquidiocese de Pouso Alegre: em Itajubá (MG), nas paróquias de Nossa Senhora das Graças, de São José Operário, da Sagrada Família e de São Benedito; em Ouro Fino (MG), nas paróquias de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima e de Santo Antônio; em Pouso Alegre (MG), na paróquia de São Geraldo Magela; em Sapucaí Mirim (MG), na paróquia de Sant’Ana; em Paraisópolis, na paróquia de São José; em Brasópolis (MG), na paróquia de São Caetano de Tiene, e em Poço Fundo (MG), na paróquia São Francisco de Paula.

Padre Sebastião agradeceu aos leigos Tiago e Jairo, ex-coordenadores arquidiocesanos da Pastoral da Criança.

A assessoria eclesiástica da Pastoral da Criança, por meio do padre Sebastião Márcio, agradeceu ao leigo Tiago dos Santos e sua equipe, que encerram seus trabalhos na coordenação arquidiocesana, e acolheu a leiga Marlene de Fátima Juvêncio e sua equipe, que estarão à frente da coordenação nos próximos três anos.

Com imagens veiculadas pelas redes sociais da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí, e informações da Pastoral da Criança. A imagem destacada traz a nova e antiga coordenação. Da esquerda para a direita: Regina, Denise, Marlene Juvêncio (novos coordenadores), padre Sebastião Márcio, Rose (ex-coordenadora), Tiago e Jairo (ex-coordenadores).