IX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Leste II é realizado em Uberaba

7 de novembro de 2023

Durante o IX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Leste II, que aconteceu na Arquidiocese de Uberaba, entre os dias 27 a 29 de outubro, tivemos a participação da coordenação arquidiocesana da Pastoral Familiar, composta pelos casais Francini e Laércio, Michelle e Junior, e Rita e Luiz. O tema do congresso foi “Família: Vocação, Graça e Missão”, em consonância com o 3º Ano Vocacional, e o lema escolhido foi “Quando o coração arde, os pés se movem”.

A abertura do congresso foi marcada por uma celebração da Santa Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia, presidida por Dom Edson Oriolo, bispo referencial do Regional Leste 2, Vida e Família. Logo em seguida, houve as boas-vindas a todos os participantes, com a apresentação das Arquidioceses e Dioceses presentes, com destaque para os casais coordenadores de cada (Arqui)diocese, que entraram portando banners com o nome de suas respectivas dioceses.

Durante o congresso, tivemos a honra de receber palestras de renomados palestrantes. Dom Edson Oriolo proferiu uma palestra sobre “Família: Vocação, Graça e Missão”. No dia seguinte, contamos com a presença do padre Rafael Solano, da diocese de Londrina (PR), que abordou temas como “O papel da família no discernimento vocacional”, “A alegria de ser família” e “Os desafios da família para cumprir sua missão”. Também tivemos a participação do padre Francisco, que ministrou uma palestra sobre “Famílias feridas: Morte e Luto”.

Dom Paulo, arcebispo de Uberaba, também teve a oportunidade de falar durante o congresso. Ele destacou o sucesso da preparação para noivos por meio da acolhida na arquidiocese, apresentando testemunhos de catequistas e catequisandos que foram preparados por esse acolhimento. Dom Paulo motivou a todos que ainda não trabalham dessa forma a começarem, mesmo com as dificuldades em convencer o clero e os leigos, pois quando perceberem a maturidade dos casais e o comprometimento com o sacramento do matrimônio, perceberão que vale a pena.

O casal Alisson e Solange, coordenadores da Pastoral Familiar Nacional, também contribuíram com uma palestra sobre “Família a serviço da Igreja”. O Congresso foi encerrado com uma celebração da santa missa, presidida por Dom Paulo, arcebispo de Uberaba. Além disso, estiveram presentes o casal coordenador do Regional Leste 2, Silvia e Gilberto, e toda a comissão do Regional Leste 2.

Texto: Pastoral Familiar – Arquidiocese de Pouso Alegre

Fotos: Pascom – Arquidiocese e Uberaba