Mensagem do arcebispo por ocasião da Semana Santa e da Páscoa de 2020

4 de abril de 2020

O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., divulgou na tarde deste sábado (4) sua mensagem aos fiéis por ocasião do Semana Santa e da Páscoa desse ano. Segundo o ele, a Semana Santa deste ano será única, mas não menos importante, pois faremos de forma muito intensa a experiência da Igreja doméstica.

“Nesta semana, vamos reviver na fé os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Neste ano, a semana santa tem uma característica particular por causa da terrivel epidemia que assola o mundo inteiro. Vamos celebrar a Semana Santa ficando em casa, com a nossa família, vivendo a vocação de ser a Igreja doméstica. Vamos encontrar e acolher o Cristo Senhor. A Semana Santa convida-nos a contemplar esse Deus que por amor desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se servo dos homens, deixou-se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. Tenhamos presente na nossa oração a dramaticidade de fatos e situações que nesses dias afligem a humanidade, afligem o nosso Brasil. Esses dias reanimem em nós a grande esperança: Cristo crucificado ressuscitou e venceu a morte. O amor é mais forte que o ódio. Portanto, devemos partir de novo de Cristo e trabalhar em comunhão om Ele para um mundo fundado sobre a paz, sobre a justica, sobre o amor”.

Dom Majella também se deixou uma mensagem especial ao clero da arquidiocese de Pouso Alegre.

“Uma palavra de agradecimento, por, nesses dias de quarentena, o testeumunho, a solidariedade e a vida de oração de cada sacerdote de nossa arquidicoese. Você se faz presente nas minhas orações e também nas orações de todo nosso povo. Entramos numa Semana Santa única na sua vida de padre. Mas somos convidados a viver quatro fundamentos essencias na vida de padre: aceitação, entrega, unidade e renovação”.