Movimento Nossa Senhora da Esperança realiza retiro anual

10 de outubro de 2023

No dia 07 de outubro, o Movimento Nossa Senhora da Esperança, que reúne pessoas viúvas ou que vivem sós, realizou o seu retiro anual no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG). O retiro foi orientado pelo padre Clemildes Francisco de Paiva e teve como tema: “Semear, esperar e servir, nossa missão!”. O movimento fundamenta-se na mística da ‘entreajuda’: louvar e servir a Deus, no estado de vida da viuvez e das pessoas sós.

O Retiro é um compromisso que as pessoas viúvas e que vivem sós vivenciam a cada ano para o crescimento da fé e da espiritualidade. Uma rara oportunidade para se conhecer melhor o pensamento de Deus e também uma chance de se fazer um novo planejamento de vida, sob os olhares do Senhor: “Vinde à parte, para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mt 6, 31).

Segundo testemunharam os participantes do retiro, o movimento é tão bonito que precisa ser divulgado: “esperamos que outras pessoas com o perfil dessas comunidades possam vir participar e assim cultivar a sua vida espiritual, guardar a paz interior e enfrentar com determinação e confiança os mistérios decorrentes da própria existência”.

O Movimento Nossa Senhora da Esperança é fruto do desejo de dona Nancy Cajado Moncau, grande entusiasta do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Trabalhou como ‘viúva equipista’ e, junto com alguns amigos, idealizou um movimento para quem vivia o estado de vida da viuvez. Logo em seguida, acrescentou ao movimento também os solteiros e os separados que permanecem sós.

O grupo tem a mesma linha metodológica das Equipes de Nossa Senhora, salvo algumas adaptações com vistas aos objetivos esperados. Na região de Pouso Alegre há um casal de Equipe de Nossa Senhora, Rita de Cássia Pereira Rezende e Carlos Henrique F. Rezende; uma viúva, Célia Regina Freitas Andrade e o padre José Luiz Faria Júnior que são responsáveis pelo Movimento.

Texto: padre Carlos Cézar Raimundo/Rita de Cássia Rezende.

Imagens: padre Clemildes Paiva/Rita de Cássia Rezende