Beato Carlo Acutis: o jovem santo da internet

11 de outubro de 2023

A Igreja celebra no dia 12 de outubro a memória do beato Carlo Acutis, que tem sido cada vez mais conhecido e amado pelo mundo todo, sobretudo em meio à juventude católica. Nascido em Londres no dia 3 de maio de 1991, filho de Andrea e Antonia Salzano foi batizado no dia 18 de maio do mesmo ano na Igreja Nossa Senhora das Dores.

Desde a mais tenra infância, o beato Carlo Acutis apresentava sinais de santidade, sendo sempre uma criança caridosa, bondosa e amável para com todos.

Muito conhecedor da informática, Carlo criou um blog no qual catalogou os milagres eucarísticos acontecidos pelo mundo, o que era algo extraordinário, visto que a internet não era tão acessível à época. O centro da espiritualidade de Carlo era a eucaristia e também era profundamente apaixonado pela Virgem Maria. Aprendeu desde cedo a imitar os pastorinhos de Fátima, oferecendo sempre sacrifício pelos pecadores. Era um jovem extremamente caridoso, sobretudo com os moradores de rua.

Carlo era um jovem orante, ia à missa todos os dias e rezava o rosário diariamente, mas isso não impedia de passear e se divertir com os amigos.

Em outubro de 2006, ele foi diagnosticado com leucemia, a doença era grave e agressiva, levando-o a ficar internado. Com sua confiança em Deus, aceitou com paciência todo sofrimento e, dias antes de ser internado, Carlo Acutis ofereceu todo seu sofrimento a Deus, pelo papa Bento XVI e pela Igreja. No dia 11 de outubro de 2006, Carlo teve morte cerebral e no dia 12 de outubro parte para a eternidade, deixando seu rastro de santidade pelo mundo.

Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020 em Assis, na Itália, onde seu corpo encontra-se para veneração no Santuário da Expoliação. A sua fama de santidade só aumenta a cada dia no mundo todo. O beato Carlo Acutis nos ensina três coisas extremante importantes: a primeira é que a santidade é um chamado de todos, independente da idade. A segunda, que é possível ser “santo sem deixar de ser jovem”, vivendo a juventude buscando a Deus na oração, na eucaristia e no rosário. O terceiro ensinamento é que ele é um santo dos nossos tempos, um jovem muito próximo de nós, da nossa geração. Portanto, inspirados na vida deste jovem busquemos amar a Deus e trilhar o caminho da santidade.

Oração

Senhor nosso Deus, olhai para nós, sobretudo para os jovens, para que imitando o exemplo do beato Carlo Acutis possamos viver uma vida santa em todos os estados de vida, buscando a eucaristia, vivendo o amor pela Igreja, por Nossa Senhora, pelo papa e pelos mais necessitados. Amém.

Referência: Biografia do novo Beato Carlo Acutis. Editora Rainha, 2020. Disponível em: <https://rainhaoficial.com.br/biografia-do-novo-beato-carlo-acutis.html>.

Referência da imagem: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-08/veneravel-carlo-acutis.html

Privacy Preference Center