Novena do padroeiro da arquidiocese é iniciada em paróquias

11 de janeiro de 2022

A memória festiva de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese de Pouso Alegre, será celebrada no dia 20 de janeiro. A novena em preparação a essa comemoração é iniciada, hoje (11), em paróquias da arquidiocese.

São Sebastião viveu no século III e é um santo muito popular. Provavelmente, natural de Milão (Itália) ou Narbona (França), viveu em Roma (Itália). Foi soldado romano, capitão da guarda pessoal do imperador Diocleciano ou Maximiano, por não se ter exatidão em sua cronologia. Pelo fato de Sebastião ser cristão, foi denunciado e preso. Foi condenado a morte pelo imperador a flechadas, considerado traidor por ser brando com os cristãos, perseguidos naquele tempo. Foi dado como morto e seu corpo foi jogado em um rio. Foi encontrado ainda com vida por Irene e socorrido por ela. Novamente, Sebastião apresentou-se ao imperador, que o condenou a morrer por espancamento. Morto, seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Resgatado por Lucina (também conhecida como Luciana), foi sepultado em catacumbas. Há uma versão da história de São Sebastião que diz que seu corpo foi enterrado no jardim da casa de Lucina, onde, hoje, existe uma basílica a ele dedicada, na Via Ápia, em Roma, que recebe devotos de todo o mundo. São Sebastião é mártir da Igreja e sua festa é celebrada em 20 de janeiro.

Imagem e andor de São Sebastião, em 20 de janeiro de 2020. Reprodução/Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

São Sebastião é o padroeiro da arquidiocese de Pouso Alegre. O bispado de Pouso Alegre foi erigido no dia 4 de agosto de 1900, pelo decreto pontifício Regio Latissime patens, pelo papa Leão XIII. Em 14 de abril de 1962, com decreto do papa João XXIII, o bispado de Pouso Alegre foi elevado à dignidade de arcebispado, sendo a sede metropolitana da província eclesiástica que engloba as dioceses de Guaxupé, Campanha e a sede arquiepiscopal, Pouso Alegre. São Sebastião é o padroeiro da arquidiocese de Pouso Alegre.

Saiba mais sobre a história da arquidiocese.

Divulgação da novena de São Sebastião 2022. Reprodução/Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Na catedral metropolitana, começa, hoje (11), a novena preparatória à Festa de São Sebastião. Côn. Vonilton Augusto Ferreira, cura, e pe. Marcos Eduardo Caliari, vigário paroquial, acompanham as celebrações que acontecem até o dia 19 de janeiro, às 19h. Neste ano, o tema da novena é o lema comemorativo dos 60 anos da arquidiocese de Pouso Alegre: “Firme como árvore plantada à beira do rio, dá fruto no tempo devido” (Sl 1,3). A novena terá a participação das pastorais, movimentos e ministérios da paróquia do Bom Jesus, à qual pertence a catedral. No dia 23 de setembro de 2022, a arquidiocese celebrará seus 60 anos de instalação canônica.

Cônego Vonilton, dom Majella e padre Marcos Caliari, na missa festiva de São Sebastião, em 20 de janeiro de 2021. Reprodução/Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

A novena de São Sebastião também acontece em mais paróquias da arquidiocese, presentes nas cidades que tem o soldado mártir como padroeiro: Senador José Bento, Senador Amaral, São Sebastião da Bela Vista, Itapeva, Carvalhópolis, Bom Repouso e Andradas.

Para dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, “São Sebastião falou de Jesus e conduziu muitos encarcerados até Ele. Se somos cristãos, é porque alguém nos falou de Jesus e nos conduziu até Ele. Alguém nos apontou o caminho, nos apontou Jesus. Como católicos, precisamos acompanhar quem está sendo mais afetado pela atual crise desta pandemia, mesmo que fisicamente confinados, há muitas maneiras de chegar aos outros”.

Dom Majella incensa a imagem de São Sebastião, em 20 de janeiro de 2020. Reprodução/Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Acompanhe as transmissões das celebrações da novena de São Sebastião nessas paróquias, clicando nos nomes destacados.

A imagem destacada da notícia é de imagem e andor de São Sebastião, na catedral metropolitana. Reprodução/Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.