Núcleo regional da CRB promove encontro de religiosos e religiosas em Pouso Alegre, com a presença de Dom Majella

23 de março de 2024

Religiosos consagrados e consagradas de toda a Arquidiocese de Pouso Alegre estiveram reunidos neste sábado, 23, para o primeiro encontro formativo de 2024. A atividade foi assessorada por Dom José Luiz Mejella Delgado, C.Ss.R., arcebispo de Pouso Alegre.

Os participantes se encontraram na Escola Profissional Delfim Moreira, pertencente aos religiosos pavonianos, para um momento de oração, formação e partilha.

O primeiro encontro do ano do núcleo Sul Minas da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) teve como tema “CRB 70 anos: Memória, Mística, Profecia e Esperança” e lema “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

O encontro teve início às 09 horas com um lanche e a acolhida feita pela coordenadora da CRB – Setor/Sul Minas, irmã Cenira Rodrigues, MAD.

É com alegria que estamos acolhendo aqueles que vem e querem estar conosco. Também fazemos uma comunhão de alma com aqueles que estão impossibilitados de estar presentes, principalmente por conta da idade avançada ou por questão de saúde. Por meio deste encontro, procuramos partilhar um pouco mais da nossa vida consagrada na Arquidiocese e acolhemos nosso bispo que vem falar aos religiosos da Igreja de Pouso Alegre”, disse a coordenadora.

Irmã Cenira Rodrigues, MAD, acolhe os participantes do encontro.

 

Após a acolhida, os participantes se apresentaram e falaram um pouco do carisma e dos trabalhos que desenvolvem na Arquidiocese. A oração e a animação foram conduzidas pelas religiosas Franciscanas da Misericórdia. Em seguida, Dom Majella, que também é religioso da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista), partilhou um pouco da sua caminhada junto a CRB. Antes de iniciar o evento, o arcebispo conversou com a reportagem.

Neste dia, faço memória da minha vida na Conferência dos Religiosos, desde o ano de 1976 até praticamente 2010, quando fui ordenado bispo. Partilho com os irmãos e as irmãs na vida religiosa os passos que pude realizar neste período e dentro destes passos apresento os fatos que foram acontecendo na vida religiosa durante o tempo em que eu participei”, explica Dom Majella.

Durante a entrevista, o metropolita recordou os tempos áureos da vida religiosa consagrada no território arquidiocesano nos anos de 1970 a meados de 1990 e dos relevantes trabalhos desenvolvidos, sobretudo nas áreas da saúde, educação e social, pelos religiosos, principalmente as Congregações femininas. O arcebispo também comentou sobre a redução das vocações que levaram ao fechamento de muitas casas religiosas, seguindo a realidade nacional, e pediu orações pelas vocações religiosas consagradas.

Peço que rezem pelas vocações da vida religiosa consagrada, rezem pelo nosso núcleo de Pouso Alegre, pelos irmãos e irmãs que deixaram sua terra, sua nacionalidade, seu estado para aqui poderem evangelizar”, conclui o arcebispo.

Dom Majella, C.Ss.R., fala aos religiosos e religiosas presentes.

 

Irmã Maria da Conceição Medeiros Melo, religiosa Ursulinas da União Romana, fez questão de sair de Paraisópolis (MG) para  participar do encontro em Pouso Alegre. “Eu deixei reservado essa dia de hoje, pois a CRB é um marco muito importante na vida religiosa consagrada brasileira e ter o nosso bispo, que também é religioso, partilhando sobre esse momento histórico, é muito bom”.

Quem também esteve presente na Escola Profissional foi irmã Regilena Muniz, de 53 anos de vida religiosa. Para ela, que atualmente reside no Convento das Irmãs de GAP em Itajubá (MG), “é uma grande alegria estar aqui celebrando os 70 anos da CRB Nacional em nosso núcleo, com a presença de Dom Majella. É um dia de comunhão, de amizade, de alegria na vida religiosa, neste carisma maravilhoso que é a CRB. É como se fosse uma só congregação nos diferentes carismas.”

Quem também veio de Itajubá para participar do encontro é o missionário do Sagrado Coração, Padre Rosenildo do Nascimento da Costa. Ele tem sete anos de vida religiosa e sete meses de ordenação presbiteral e atualmente integra a coordenação regional da CRB. “É um momento importante para nós, porque vamos fazer memória dos nossos 70 anos de vida religiosa, momento de convivência, de nos tornarmos cada vez mais consciente da nossa missão no mundo, do chamado que Deus fez a nós e de celebrarmos juntos tudo isso: momento de comunhão e fraternidade”, disse o secretário da CRB na Arquidiocese.

Irmã Maria das Dores Cunha, da Congregação das Irmãs Oblatas da Assunção, reside na comunidade religiosa de Andradas. Para irmã Dora, é uma alegria muito grande este momento. “Eu já participei outras vezes e é um momento de partilhar as alegrias, os anseios, os desafios que a vida religiosa enfrenta. É uma oportunidade de darmos as mãos e estarmos unidos na missão de trabalhar pelo Reino”.

Para o vice superior da comunidade pavoniana de Pouso Alegre, que acolheu o evento deste sábado, Padre Iago Alves, FMI, o encontro é muito significativo e importante para a vida religiosa. “A nossa comunidade sempre estará de portas abertas para acolher a vida religiosa aqui no Sul de Minas. Esses encontros são importantes para a gente se conhecer, criar vínculos, partilhar, é um encontro de convivência onde todos compartilham um pouco as experiências, a missão, as alegrias e também as angústias e tristezas que formam a trama da vida religiosa consagrada”, disse o presbítero, que fez os primeiros votos religiosos em 2019 e há cinco meses foi ordenado sacerdote por Dom Majella.

Momento de oração diante do Crucificado.

 

CRB – Setor/Sul Minas

Por meio do setor regional da CRB, a coordenação tem buscado motivar os religiosos e as religiosas da arquidiocese a participarem de momentos de partilha e de estudos.

Além dos encontros presenciais, atualmente a coordenação local propôs o estudo da Exortação Apostólica Laudate Deum (Louvai a Deus), sobre a crise climática. O documento é a segunda parte da Carta Encíclica Lautato si (Louvado sejas) do Papa Francisco.

Nós sentimos a necessidade de comunhão. Se os religiosos estão unidos, a gente caminha junto. Isso é importante”, conclui Irmã Cenira.

 

Ano Jubilar

As comemorações do jubileu dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil tiveram início em 12 de abril do ano passado, durante a Assembleia Geral Ordinária que aconteceu em Brasília (DF).

O encerramento das atividades comemorativas dos 70 Anos da CRB Nacional será realizado em Fortaleza (CE), de 30/05 a 02/06 de 2024. Religiosos e religiosas de todo o país são aguardados para este encontro nacional.

O núcleo da CRB Sul de Minas tem programado mais dois encontros neste ano. O próximo acontece em agosto e o último, que será recreativo, está previsto para o mês de novembro.

 

Confira mais imagens do encontro.

 

Texto e imagens: Éder Couto

* Atualizada em 25/03/2024.