Padre da Arquidiocese se encontra com o Papa Francisco no Vaticano

15 de fevereiro de 2019

No último sábado (9) , a Accademia Alfonsiana foi recebida pelo santo padre o Papa Francisco. Entre os membros da Accademia estava o padre Douglas Aparecido dos Santos, que pertence à Arquidiocese de Pouso Alegre mas realiza seus estudos em teologia moral em Roma. Na ocasião da visita, a Accademia celebrava 70 anos de fundação e de valorosa contribuição ao pensamento teológico moral. Marcado por um clima de alegria e gratidão, alunos, professores, funcionários com seus famíliares e membros da Congregação do Santissimo Redentor se encontraram para a audiência.

“O Papa Francisco, de modo muito paternal, disse que a Accademia Alfonsiana ‘tem a difícil, mas indispensável tarefa de fazer encontrar e acolher Cristo na concretude da vida diária’. Ele ainda convidou a todos a ‘não se limitarem às recordações do que foi feito, mas levar o olhar adiante e reencontrar estusiasmo na missão, e fazer passos corajosos para responder melhor às expectativas do povo de Deus’. Dizia o papa que é missão da teologia moral mergulhar na realidade concreta das pessoas, escutando sinceramente a realidade para enxergar os sinais da presença do Espírito”, disse o padre Douglas.

Para o Papa, tais realidades podem ser percebidas nos sofrimentos e nas esperanças das pessoas.

“É preciso ser uma Igreja em saída para acolher e apontar para Cristo, caminho, verdade e vida, sem ter medo de sujar as mãos. Lembrou ainda o cuidado que se deve ter com a casa comum. Ao encerrar sua fala, o papa foi presenteado com produções teológicas e acolheu a todos individualmente para a bênção e a sessão de fotos”, afirmou.

Atualmente, dentro os muitos estudantes de diversos lugares do mundo, a Accademia Alfonsiana conta com 21 padres brasileiros estudantes, entre mestrandos e doutorandos, religiosos e diocesanos.