Província Eclesiástica realiza congresso missionário no mês de maio

20 de fevereiro de 2019

As dioceses de Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre realizam entre os dias 17 e 19 de maio o Congresso Missionário Provincial. O encontro ocorre em Três Corações e as inscrições devem ser feitas juntos aos Conselhos Missionários diocesanos (Comidi).

“A Igreja, por sua essência, é missionaria e convida todos os cristãos batizados a assumir seu compromisso por uma Igreja em saída. Por isso, a Província Eclesiástica de Pouso Alegre, formada pelas dioceses de Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre, vem fazendo uma caminhada de reuniões, reflexões, motivações com as forças vivas de nossas igrejas, principalmente com seus agentes missionários em preparação deste congresso”, explicou o assessor do Comidi da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Edson Aparecido.

O tema geral “iniciados e enviados em missão permanente numa Igreja em saída“, .vai guiar os assessores nas reflexões. Como assessores estão convidados Marlene Silva (Missão e iniciação no seguimento de Cristo), Pe. Patrick Samuel (Missão permanente / pastoral orgânica) e Cida, da diocese de Itabira (Igreja em saída / inserção social). Durante o congresso também serão oferecidas as oficinas que ajudarão os participantes a pensar sobre os grandes desafios dessa Igreja em saída: IAM- JM, Pastoral orgânica e Pastoral urbana.

“O Congresso tem o grande objetivo de animar, unir na diversidade missionaria de cada igreja particular de nossa província, valorizando a diversidade do processo Evangelizador de cada Igreja. Impulsionando as dioceses para o dinamismo de saída e caminhada, juntos no testemunho da Alegria do Evangelho, pois na mesa da Palavra e do Pão, somos alimentados e enviados em missão”, afirmou.

Cada Diocese terá a participação de mais ou menos trinta pessoas entre leigos e padres. A coordenação geral do congresso está na responsabilidade dos padres coordenadores de pastoral e de cada diocese com a assessoria do bispo referencial do Leste II Dom José Lanza.