Padre Rodrigo Carneiro participa de encontro nacional de reitores de santuário

22 de maio de 2022

De 16 a 20 de maio, padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, reitor do santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá (MG), participou do XXIV Encontro de reitores de santuários do Brasil, em Florianópolis (SC).

O tema do encontro foi “A epifania do Sagrado nos santuários”. A iluminação bíblica foi tirada de Ex 25,8: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo”. O evento foi coordenado pelo padre Antônio Wander, reitor do santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara (SC), diocese de Criciúma (SC).

Padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, reitor do santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá (MG), participou do evento, representando os reitores de santuários da arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

Padre Rodrigo Carneiro, reitor do santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, e demais padres participantes do XXIV Encontro Nacional de reitores de santuário.

Durante o encontro foram apresentados temas sobre os desafios impostos pela pandemia à evangelização nos santuários e ações para a administração e captação de recursos. Além disso, metodologias e estratégias pastorais para a evangelização nos santuários foram debatidas.

Padre Antônio Wander, coordenador do XXIV Encontro Nacional de reitores de santuário, acolhe os participantes do evento.

Um dos palestrantes foi o padre Agenor Brighenti, teólogo e membro da comissão teológica do Sínodo. Ele falou sobre o tema “Santuário: cultura do encontro e Igreja em saída”.

Solange Parron, gerente de marketing de relacionamento do santuário de Aparecida, apresentou possíveis ações para fortalecer campanhas de arrecadação de recursos para santuários, a partir da experiência da campanha “Família dos Devotos”.

Os membros do encontro também visitaram o santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), segundo maior santuário do Brasil.

Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC).

Para o padre Rodrigo, o santuário é um espaço privilegiado para a cultura do encontro e fortalecimento de uma Igreja em saída.

“Atualmente, a evangelização nos santuários é necessária para promover encontro do povo com Deus. Assim, a assistência religiosa nos santuários precisa ser de boa qualidade e despertar para o encontro com Deus, pela Palavra, os sacramentos e a caridade. Devemos nos questionar: estamos ajudando ou dificultando os fiéis a viverem a Revelação de Deus nos nossos santuários?”, falou padre Rodrigo.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes

A imagem destacada da notícia traz padre Rodrigo Carneiro, no XXIV Encontro Nacional de Reitores de Santuário, em Florianópolis (SC), de 16 a 20 de maio.