Padres da arquidiocese participam de formação permanente

8 de setembro de 2022

De 29 de agosto a 2 de setembro, padres da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), representando o clero, participaram de formação para presbíteros promovida pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Cachoeira do Campo (MG).

O encontro reuniu padres das (arqui)dioceses do estado de Minas Gerais e outros convidados para formação permanente de presbíteros. Os padres José Luiz Faria Júnior, Heraldo José dos Reis e Sebastião Márcio Maciel representaram o clero da arquidiocese de Pouso Alegre no evento.

O tema refletido foi “A dimensão ética e moral no ministério”. A assessoria da formação foi realizada pelo padre José Rafael Solano Duran, mestre e doutor em Teologia Moral, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar, pelo Pontifício Instituto João Paulo II. Nas suas reflexões, o assessor tratou do modo de ser e agir do presbítero.

Para o padre José Luiz Faria Júnior, vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, o encontro foi importante por apresentar temas atuais relacionados à vivência do ministério presbiteral e proporcionar partilhas entre os participantes de diferentes (arqui)dioceses de Minas Gerais.

“Representar o clero da Arquidiocese de Pouso Alegre com o Pe. Heraldo e o Pe. Sebastião Márcio no Encontro de Formação promovido pelo Regional Leste II – MG, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, diante do conteúdo e questionamentos apresentados pelo padre Rafael Solano, que, com o enfoque da moral e da ética, tratou de temas tão atuais da vivência do ministério, como a identidade presbiteral, a exaustão emocional, a vivência da afetividade e da sexualidade. Também destaco as partilhas sobre essas realidades realizadas pelos padres das diversas dioceses do regional, enriquecendo ainda mais o momento de formação. Vale ainda mencionar, o clima fraterno de convivência entre os participantes e os momentos de celebração e oração”, comentou padre José Luiz sobre a formação.

Segundo o padre Heraldo José dos Reis, coordenador da Pastoral Presbiteral na arquidiocese de Pouso Alegre e reitor do seminário Nossa Senhora Auxiliadora, o encontro ajudou a aprofundar a reflexão sobre a ética e a moral no ministério presbiteral, reconhecendo que a personalidade do presbítero é instrumento para Deus transmitir a sua graça.

“Foram dias de encontro com os irmãos padres, representantes das 28 dioceses do Regional Leste 2 e de outros convidados. Pe. Rafael Solano nos ajudou a aprofundar a temática da ética e moral no ministério presbiteral. Destaco o número de participantes e a brilhante assessoria. Nos dizeres do Pe. Rafael: ‘Cada um (sacerdote) é único e insubstituível. Deus não anula a personalidade do sacerdote, antes, a requer completamente, desejando servir-se dela – a graça, de fato, edifica a natureza – a fim de que o sacerdote possa transmitir as verdades mais profundas e preciosas, mediante as suas características, que Deus respeita e os outros devem respeitar’, destacou padre Heraldo.

Padre Sebastião Márcio Maciel, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG), o evento presbiteral do Regional Leste 2 da CNBB favoreceu a reflexão sobre desafios pastorais atuais, destacando a importância da misericórdia e a pastoral do cuidado. Para ele, o encontro foi uma oportunidade para fortalecer o seu chamado vocacional.

“Foi um momento importante para focarmos na formação permanente e na convivência com os demais padres. Tantos desafios atuais exigem de nós, padres, posturas misericordiosas e a necessidade de construir uma pastoral do cuidado. Foi para mim um reavivamento do dom do chamado de Deus a serviço do povo”, disse padre Sebastião.

O assessor do evento, padre José Rafael, irá conduzir o próximo curso de atualização teológica para o clero da arquidiocese de Pouso Alegre, nos dias 25 e 26 de outubro.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Fotos: padre Cássio Wagner Alves Vieira/CNBB Leste 2

A imagem destacada da notícia traz os padres participantes da Formação Permanente para Presbíteros, em Cachoeira do Campo, nos dias 29 de agosto a 2 de setembro.

Seguem mais fotos do evento: