CNBB anuncia processo sinodal para elaboração de novas diretrizes de evangelização

5 de setembro de 2022

De maneira sinodal, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão construídas com a escuta realizada nas (arqui)dioceses para o Sínodo 2021-2023 e outras contribuições. Fiéis podem participar de modo virtual até 31 de julho de 2023.

A maneira sinodal de elaboração das futuras orientações para a evangelização no Brasil foi decidida pelos bispos reunidos na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Aparecida (SP).

Em carta, os bispos divulgaram que as novas diretrizes serão elaboradas em um processo sinodal até 2025. Em 2023, será feito um discernimento da escuta sinodal para o Sínodo 2021-2023, realizada nas (arqui)dioceses, e a inclusão de contribuições dos fiéis. Em 2024, será acolhido o documento final do Sínodo 2021-2023. Em 2025, será apresentada uma nova redação das DGAE.

Até o presente, vigoram na Igreja do Brasil as DGAE previstas para o quadriênio 2019-2023.

Com a escolha dos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB para incorporar o processo de escuta e o resultado do Sínodo 2021-2023 nas futuras diretrizes, inicia-se um processo de elaboração das novas DGAE diferente do que foi realizado até o momento.

Após a 59ª Assembleia Geral da CNBB, começa agora um prolongamento da escuta do Povo de Deus. As sínteses das respostas do Sínodo sobre a sinodalidade apresentadas pelas (arqui)dioceses, as reflexões dos bispos e outras contribuições dos fiéis serão coletadas nesse processo.

Em 2023, será vivenciado um tempo de discernimento para compreender conceitos das DGAE, suas metodologias e indicações pastorais.

Fiéis e suas comunidades podem participar do processo de elaboração das futuras DGAE, por e-mail (temacentral@cnbb.org.br) até 31 de julho de 2023. As contribuições devem responder ao questionamento: Diante do atual contexto social e eclesial, o que devemos considerar na elaboração das próximas Diretrizes?

Em 2024, a Igreja no Brasil irá acolher e aprofundar as orientações conclusivas do Sínodo 2021-2023, em sintonia com as orientações para a celebração do Jubileu Ordinário de 2025.

No contexto desse jubileu, em 2025, na 62ª Assembleia Geral da CNBB, será apresentada a nova redação das DGAE, como fruto do processo de escuta realizado no Brasil para o Sínodo sobre a sinodalidade e outras contribuições. Com isso, a Igreja no Brasil reforçará o aspecto participativo na definição das futuras orientações para a ação evangelizadora.

Leia a carta dos bispos na íntegra.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagem: CNBB