Padres, diáconos e arcebispo participam de dia de espiritualidade quaresmal

11 de março de 2022

Nos dias 8 e 9 de março, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, membros do clero e diáconos participaram de encontro de espiritualidade quaresmal, orientado pela irmã Helena Terezinha Rech, ST.

O evento de espiritualidade aconteceu no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre nos dias 8 e 9 de março. Os participantes se dividiram em dois grupos, sendo 1 dia de oração para cada turma. No encontro, os participantes rezaram a liturgia das Horas, participaram de palestras, celebração penitencial, atendimento de confissão, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa.

Participantes do encontro de espiritualidade quaresmal, no dia 8 de março.
Participantes do encontro de espiritualidade quaresmal, no dia 9 de março.

O encontro foi assessorado pela irmã Helena Terezinha Rech, doutora em Espiritualidade, membro da congregação das Servas da Santíssima Trindade (ST) há 55 anos, membro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaboradora da revista Convergência.

Irmã Helena Terezinha Rech, ST, faz palestra no encontro de espiritualidade, no dia 8 de março.

Em suas colocações, a irmã Helena discorreu sobre a fonte da espiritualidade quaresmal, que está em Jesus Cristo, e suas dimensões (o deserto, o monte, a tenda e a planície). Falou também sobre a espiritualidade ecológica, a partir da Laudato Si’, como uma tarefa de reconciliação com a criação e prática da justiça. Além disso, ela partilhou com os participantes do dia de espiritualidade aspectos de sua caminhada vocacional, principalmente sua experiência missionária em Teófilo Otoni (MG) e elementos da espiritualidade trinitária, carisma da sua congregação.

Padre Heraldo José dos Reis, coordenador da Pastoral Presbiteral, acolhe os participantes no dia 8 de março.

O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral, coordenada pelo padre Heraldo José dos Reis, reitor do seminário arquidiocesano. Os seminaristas acolheram os participantes e assessoram as atividades promovidas nos dois dias.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, acolhe os participantes e a assessora do dia de espiritualidade, no dia 8 de março.

Para dom Majella, o dia de espiritualidade, de oração, é um exercício quaresmal do clero para crescer na fé.

Dom Majella e participantes do dia de espiritualidade participam de missa, dia 8 de março.

O evento foi o primeiro encontro presencial do clero arquidiocesano, diáconos e arcebispo, desde o início da pandemia por COVID-19, em março de 2020.

Imagens: Márcio Aurélio Gonçalves Junior, seminarista. A foto destacada da notícia traz os participantes do evento de espiritualidade rezando na capela do seminário arquidiocesano, no dia 8 de março.

Seguem mais fotos do evento: