Paróquia Santo Antônio tem novo pároco

10 de março de 2022

Padre Jorge de Oliveira Gonçalves, MSC, foi empossado, no último domingo (6), como pároco da paróquia Santo Antônio, em Itajubá (MG), que é confiada aos cuidados pastorais dos Missionários do Sagrado Coração (MSC).

Na igreja matriz de Santo Antônio, a missa com o ritual de posse de pároco foi presidida por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano. Estiveram presentes os fiéis da paróquia, que conta com 8 comunidades: Santo Antônio (matriz, bairro Santo Antônio), Santa Luzia (bairro Santa Luzia), Imaculada Conceição (bairro Jardim Bernadete), Sagrado Coração de Jesus (bairro Jardim Eldorado), Santa Helena (bairro Santa Helena), Nossa Senhora Aparecida (bairro Anhumas), Nossa Senhora da Vitória (bairro Berta), Nossa Senhora de Lourdes e Sant’Ana (bairros Nossa Senhora de Lourdes, Vila Podis e Vista Verde).

Dom Majella, padre Jorge e demais padres concelebrantes da missa com ritual de posse.

É a segunda vez que padre Jorge trabalha na paróquia. Em 30 de dezembro de 2020, ele foi apresentado como administrador dessa paróquia, sucedendo ao padre Rodrigo Aparecido Domingues, MSC. Em novembro de 2021, padre Jorge foi enviado pela sua congregação para uma experiência missionária na diocese de Pemba, em Moçambique, na África. Com isso, a paróquia Santo Antônio foi administrada interinamente pelo padre Carlos Roberto Rodrigues, MSC, que ocupou a função até o presente.

Padre Jorge faz seu juramento de fidelidade e profissão de fé, diante do arcebispo, ao assumir sua nova missão.

A missa foi concelebrada pelos Missionários do Sagrado Coração padres Edvaldo Rosa de Mendonça, superior da congregação na Província de São Paulo; Valmir Teixeira e Carlos Roberto Rodrigues, respectivamente pároco e vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade, de Itajubá, e pelo padre Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado. Esteve também presente o irmão Emanuel, MSC.

Padre Jorge assina o documento de posse como pároco.

A paróquia de Santo Antônio, em Itajubá, foi criada em 20 de janeiro de 2016 e instalada em 20 de fevereiro daquele ano, por dom Majella. Ela foi constituída por comunidades desmembradas das paróquias de São José Operário, Sagrada Família e Nossa Senhora da Soledade. O seu cuidado pastoral foi confiado aos padres da congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC).

Arcebispo e fiéis entregam ao novo pároco símbolos relativos a sua missão como pastor próprio da comunidade.

Nesses seis anos de existência, vários MSC trabalharam na paróquia. O primeiro pároco foi o padre Geraldo Alves Cassiano. Em julho de 2019, o padre Rodrigo Aparecido Domingues foi apresentado como administrador paroquial, substituindo o padre Geraldo. Em 30 de dezembro de 2020, padre Jorge de Oliveira Gonçalves foi apresentado como administrador, sucedendo ao padre Rodrigo. Após a administração interina da paróquia, realizada pelo padre Carlos Roberto Rodrigues de novembro de 2021 até o presente, padre Jorge assumiu a comunidade paroquial como seu segundo pároco.

Dom Majella entrega ao padre Jorge a cadeira da presidência (sede) da igreja matriz, representando seu novo ofício.

Os Missionários do Sagrado Coração chegaram na arquidiocese de Pouso Alegre em maio de 1911, a pedido de dom Antônio Augusto de Assis (2º bispo da diocese, de 1909 a 1916) para ajudar no seminário e colégio diocesano. Em 1915, eles deixaram as atividades em Pouso Alegre e começaram novas ações missionárias em Itajubá, Piranguçu e outras cidades nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2022, os missionários completarão 111 anos de trabalho pastoral na arquidiocese de Pouso Alegre.

Padre Carlos, administrador anterior da paróquia Santo Antônio, no início das suas atividades interinas, em 21 de novembro de 2021. Naquela ocasião, padre Valmir o apresentou à comunidade paroquial.

Com imagens da Pascom da paróquia Santo Antônio, em Itajubá. A imagem destacada da notícia traz a igreja matriz de Santo Antônio.