Padres e arcebispo iniciam retiro espiritual

13 de setembro de 2021

Na noite desta segunda-feira (13), parte do clero arquidiocesano e dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, iniciaram retiro espiritual, orientado por dom frei Jaime Splengler, O.F.M, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS). O retiro acontece de forma virtual e vai até a próxima quinta-feira (16).

Na programação do evento, os participantes terão momentos de oração, leitura da Palavra de Deus, reflexões e partilhas para se colocarem na presença do mistério divino, compreenderem melhor a existência e o ministério a eles confiado e voltarem ao cotidiano da missão sacerdotal com mais vigor.

O retiro espiritual é obrigatório para todos os ministros ordenados da Igreja (Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º) e é um momento de crescimento espiritual e fortalecimento dos compromissos vocacionais.

Ao todo, participam deste retiro 53 padres da arquidiocese e o arcebispo metropolitano. Demais padres do clero arquidiocesano já participaram de retiro espiritual, assessorado pelo cardeal dom José Tolentino de Mendonça, de 2 a 6 de agosto, de modo on-line, em conjunto com a arquidiocese de Juiz de Fora (MG) e o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Jaime Splengler, na abertura do retiro, incentivou os padres e o arcebispo a abrirem o coração e colocarem-se diante de Deus, decidindo estar perante Ele, permitindo-se esse desafio com disposição, exposição e persistência para que o ministério seja consistente.

“Nos colocando dispostamente, expostamente, para tentarmos deixar tocar pelo Amor que gratuitamente um dia nos tocou. Como nos diz Nosso Senhor: ‘Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi’. Além disso, foi Ele quem nos amou por primeiro.”, disse dom Jaime.

Para ajudar os participantes a iniciarem bem o retiro, dom Jaime convidou a todos a se questionarem: “Onde estás? Como estás? Desde quando estás onde estás? Por que estás onde estás? Até quando?”.

Reze pelos padres e o arcebispo de nossa arquidiocese para que tenham um frutuoso retiro espiritual.