Paróquia São José Operário em Itajubá (MG) recebe Visita Pastoral de Dom Majella

4 de setembro de 2023

Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, realizou Visita Pastoral na Paróquia São José Operário, em Itajubá (MG), com o objetivo de ter um contato mais próximo com os padres e o povo, conhecendo a realidade pastoral da paróquia e dialogando com a sociedade civil.

A Visita Pastoral, teve início no dia 31 de agosto, às 11 horas, com a acolhida do arcebispo e um breve momento de oração, na Igreja Matriz de São José Operário. Na tarde deste dia, aconteceu a visita à Secretaria Paroquial e em seguida, a algumas pessoas enfermas. No fim da tarde, as comunidades rurais Santo Expedito (Furnas) e Nossa Senhora Aparecida (Gerivá) receberam a visita do arcebispo para um momento celebrativo. À noite, dom Majella visitou a comunidade rural São Pedro (Capetinga), celebrando a Eucaristia e participando de uma confraternização.

Na manhã do dia 1º de setembro, a Escola Municipal Rafael Magalhães, o SESI e a Escola Castelo do Saber foram visitadas por dom Majella. Também receberam a visita do arcebispo, a Vila Vicentina São José Operário e a Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Javé Nissi). Após o almoço, mais alguns enfermos foram visitados e no fim da tarde, as comunidades rurais Nossa Senhora de Fátima (Pessegueiro) e Santa Teresinha (Rancho Grande) foram visitadas por dom Majella, que presidiu nessas comunidades, um momento celebrativo. À noite, ele retornou para a comunidade urbana São Paulo Apóstolo, onde presidiu a Celebração da Eucaristia e participou do momento de confraternização.

Na manhã do sábado, dia 02 de setembro, as comunidades urbanas Nossa Senhora das Graças (Avenida) e São Judas Tadeu (São Judas) se reuniram para o encontro com o arcebispo, participando do momento celebrativo presidido por ele. Ainda de manhã, dom Majella visitou as crianças da catequese paroquial e mais alguns enfermos. À tarde, o Hospital das Clínicas de Itajubá e o Lar da Providência receberam a visita do arcebispo. A comunidade urbana São Francisco de Assis (Morro Chic), no fim da tarde, acolheu o arcebispo que presidiu um momento celebrativo com os fiéis. Em seguida, dom Majella se dirigiu para o bairro Novo Horizonte, percorrendo as ruas do bairro e celebrando a Eucaristia na comunidade urbana Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração, toda comunidade participou de uma confraternização.

No domingo, dia 03 de setembro, logo de manhã, dom Majella presidiu a Celebração Eucarística na comunidade urbana Santa Isabel (Vila Isabel) e participou de um café comunitário. Ainda na parte da manhã, visitou as comunidades urbanas Sagrados Corações (Capetinga) e Nossa Senhora do Carmo (Bahamas), presidindo nelas um momento celebrativo. Logo após, reuniu-se com o CPP – Conselho Paroquial Pastoral. O início da tarde ficou reservado para o arcebispo consultar os livros do Arquivo Paroquial, fazendo neles os registros de sua visita pastoral. Em seguida, presidiu momento celebrativo na comunidade urbana Santa Rita de Cássia (Loteamento Sapucaí) e encontrou-se com os crismados, adolescentes e jovens na Igreja Matriz. E a Visita Pastoral foi encerrada com a Celebração Eucarística na Igreja Matriz, às 18 horas.

Segundo o padre Daniel Santini Rodrigues, pároco da Paróquia São José Operário:

“A visita pastoral foi tempo de memória da caminhada pastoral de nossa paróquia e de celebração de sua história e, principalmente, possibilitou abrir novos horizontes na evangelização… Ao sermos confirmados na fé, fomos enviados em missão… Nossa gratidão a Dom Majella pela presença amiga, acolhedora e missionária em nosso meio.”

A coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral, Maura Goreti dos Passos Oliveira, também afirma que:

“A visita pastoral foi um tempo de graça, um momento muito forte em toda a paróquia. Um acontecimento marcante para todos. Em tempos de pós pandemia, onde muita gente perdeu a motivação, esta visita veio reacender a chama da fé, da alegria e do interesse para com as coisas de Deus. A alegria e o interesse, estavam estampados no rosto de todos, com a visita e com a presença de nosso pastor. Deus seja louvado pelas visitas realizadas em tantas residências de idosos e enfermos; visitas realizadas em várias instituições; celebrações realizadas em todas as comunidades tanto urbanas como rurais. Fizemos memória, celebramos, meditamos e compartilhamos para que possamos continuar a missão com mais ardor e com mais confiança em Deus. Conselhos, orientações valiosas nos foram passadas por D. Majella nesses dias da Visita Pastoral. Todos unidos em oração, percebendo a necessidade desta presença do pastor em nosso cotidiano, ativou a chama do espírito sinodal para caminharmos juntos.”

Confira outras imagens da Visita Pastoral na Galeria de Fotos

Texto: padre José Luiz Faria Junior