Arquidiocese de Pouso Alegre promove 3º Fórum Social Arquidiocesano

3 de setembro de 2023

Neste domingo, 03 de setembro, em Pouso Alegre (MG), aconteceu o 3º Fórum Social Arquidiocesano, com o tema: “Vida e Missão: compromisso social” e o lema: “Vós sois todos irmãos”(Mt 23,8).

O 3º Fórum Social Arquidiocesano, teve início às 8 horas, com a Celebração Eucarística celebrada na Igreja Matriz de São João Batista, em Pouso Alegre (MG), presidida pelo padre Felipe Mateus da Silva, assessor  da Comissão Arquidiocesana “Comunidade de Fé e Serviço da Vida Plena para Todos”.

Em seguida, os participantes, vindos de diversas paróquia da arquidiocese, se dirigiram para o Centro Pastoral da Paróquia São João Batista, onde participaram de uma análise de conjuntura.  Logo após, aconteceu a reflexão sobre a temática principal do 3º Fórum Social Arquidiocesano – “Vida e Missão: compromisso social” – assessorada por Luiz Henrique Ferfoglia, presidente do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos para participarem das Salas Temáticas que consistiram dos temas: Casa Comum, Fé e Política, Dimensão Social da Fé, Segurança Alimentar e Pacto Educativo Global. O fórum encerrou-se após uma plenária com aquilo que foi refletido nas Salas Temáticas.

Segundo o padre Felipe Mateus da Silva:

“O objetivo deste Fórum Social, é convidar as comunidades de fé e as pessoas boa vontade a pensarem, promoverem, e identificarem caminhos para superar as polarizações diante das desigualdades sociais; comprometer com as ações de cuidado com a Casa Comum, denunciando ações de exploração e destruição socioambiental; animar ações concretas de amor ao próximo; promover a cultura do amor como superação as desigualdades e compartilhar e fortalecer as experiências concretas de diálogo e convívio fraterno. Neste caminho, estejamos com o coração aberto e olhos fixos sempre em Jesus. Só juntos, na fraternidade e na solidariedade, seremos capazes de partilhar iniciativas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária a todos.”

Texto e Imagens: padre José Luiz Faria Junior