Pastoral da Comunicação apresenta nova organização e agenda 2022

9 de janeiro de 2022

Em vídeo para as redes sociais, padre Thiago de Oliveira Raymundo, em nome dos assessores eclesiásticos da Pastoral da Comunicação (Pascom), apresentou hoje (9) como essa pastoral está organizada e quais serão as atividades realizadas neste ano.

Após o falecimento de padre Andrey Cássio Nicioli Silva, em 18 de outubro de 2021, até então assessor eclesiástico da Pascom na arquidiocese de Pouso Alegre (MG), novos padres e diáconos, a pedido de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., assumiram as atividades dessa ação pastoral.

A assessoria da Pascom conta com a participação de 27 pessoas: 10 clérigos (8 padres e 2 diáconos) e 17 cristãos leigos, que se dividem em 5 grupos de trabalho (GTs). A coordenação da assessoria eclesiástica está sob responsabilidade de padre Thiago de Oliveira Raymundo, vigário nomeado para a paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia (MG). O coordenador da Pascom é o cristão leigo Alexandre Augusto Mendonça, da paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre.

Os GTs da Pascom atuam em 5 frentes de comunicação arquidiocesana: este site (www.arquidiocesepa.org.br), as páginas oficiais da arquidiocese nas Redes Sociais (Facebook e Instagram), o seu canal no Youtube, as atividades relacionadas ao 1º Sínodo Arquidiocesano e a causa de beatificação do monsenhor Alderigi.

Confira, a seguir, os membros dos GTs.

Membros do GT Site.
Membros do GT Redes Sociais.
Membros do GT YouTube.
Membros do GT 1º Sínodo Arquidiocesano.
Membros do GT Monsenhor Alderigi.

A Pascom está presente em 57 das 67 paróquias da arquidiocese de Pouso Alegre, o que representa uma abrangência de 82,6% do território arquidiocesano. Ao todo, a Pascom conta com o auxílio pastoral de 224 voluntários, atuantes nessas paróquias.

Para o ano de 2022, padre Thiago ressaltou, em vídeo, a importância de participar dos eventos arquidiocesanos e provinciais programados para a Pascom para 2022 e também dar apoio e se envolver nas atividades do Sínodo dos Bispos e do 1º Sínodo Arquidiocesano. Além disso, o padre assessor ressaltou que, neste ano, o objetivo da Pascom será desenvolver a capacidade da escuta para comunicar melhor Jesus e a Boa Nova do Reino na Igreja e no mundo, seguindo a proposta da Pascom Brasil.

Veja a mensagem de padre Thiago:

A programação 2022 e a nova organização da Pascom foram construídas em reunião no dia 6 de novembro de 2021, na cúria metropolitana, com a presença de dom Majella.

O objetivo definido para a Pascom neste ano é:

Motivados pelo Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade e pelo 1º Sínodo Arquidiocesano e com a proposta do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a partir de Jesus Cristo, escutar os comunicadores, levando a esperança e a alegria do Evangelho nas comunidades eclesiais missionárias.

Reunião de membros dos novos GTs da Pascom em 6 de novembro de 2021.

Incentivados por dom Majella, os membros da Pascom são chamados a:

“Fazer escola, trabalhando com mais pessoas; focar na evangelização e no diálogo com a sociedade; ir além dos avisos paroquiais, folhetos litúrgicos e textos longos; e caminhar de forma integrada para dar sentido à pastoral, à evangelização”, pediu o arcebispo para ser desenvolvido nessa pastoral.

Faça o download da organização dos GTs da Pascom Arquidiocese de Pouso Alegre 2022.

Faça o download do Planejamento 2022 da Pascom

Com imagens de Cláudia Couto, pela Pastoral da Comunicação.

A imagem destacada da notícia é dos participantes da reunião da Pascom, em 6 de novembro de 2021.