Presbitério da Arquidiocese de Pouso Alegre se reúne para formação e convivência

17 de agosto de 2023

O presbitério da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), reuniu-se no Vale de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí (MG) para um encontro de formação e convivência. No dia 16 de agosto o encontro foi direcionado aos presbíteros nascidos a partir do ano de 1978. No dia 17, àqueles nascidos antes de 1977.

Com o tema “Proximidade e fraternidade do presbítero num cenário em mudança: sinodalidade, inquietações e perspectivas”, o encontro foi promovido pela pastoral presbiteral da arquidiocese com o objetivo de criar um espaço de formação e promover o convívio saudável entre os presbíteros.

Assessorados pelo Pe. João da Silva Mendonça Filho, SDB, os participantes puderam analisar as alegrias e dificuldades de se responder ao chamado de Deus na atualidade, sem esmorecer diante das dificuldades próprias desse tempo.

O encontro foi iniciado às 8h da manhã, com acolhida, café e oração. No período da manhã, o Pe. João Mendonça apresentou os trabalhos realizados no processo do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco e que segue em curso nesses tempos da Igreja. Compreendido como um processo de escuta à voz do Espírito, o Sínodo supera qualquer visão meramente formalista ou intelectualista, mas propõe um processo de escuta atenta a todos quantos se sentirem impelidos a contribuírem com esse processo. Foi uma manhã rica em detalhes e aspectos importantes que permitiram a elaboração de uma visão panorâmica do processo sinodal.

Após o almoço e a convivência entre os presbíteros, foi retomada a formação com uma apresentação dos desafios e perspectivas da vida presbiteral. Partindo dos documentos do Papa Francisco, sobretudo dos seus discursos à Cúria Romana e guiados pelo magistério da Igreja no Brasil, a formação suscitou reflexões que trouxeram à tona as dificuldades e alegrias da vivência presbiteral, a beleza do chamado à vida sacerdotal, a convivência no presbitério e com os fiéis leigos e leigas. O encontro encerrou-se num clima de agradável convivência e partilha entre os presentes.

Texto: Pe. Carlos Cézar Raimundo

Imagens: Pe. Thiago de Oliveira Raymundo, Pe. Omar Aparecido de Siqueira, Pe Marcos Vinícius da Silva, Pe. Bendito Luciano, Pe. Edson Aparecido da Silva e Darci Madeira