Província eclesiástica se prepara para primeiro congresso missionário

3 de maio de 2019

A província eclesiástica de Pouso Alegre realiza entre os dias 17 e 19 de maio o primeiro congresso missionário, com agentes das três dioceses (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre). O encontro ocorre em Três Corações, no centro pastoral diocesano. Cerca de 150 pessoas, entre bispos, padres, religiosos(as) e leigos envolvidos no processo missionário, devem participar destes dias de reflexão, animação e partilha.

Segundo o assessor espiritual do conselho missionário da arquidiocese de Pouso Alegre, padre Edson Aparecido da Silva, a união da província se torna um marco nesta caminhada.

“A importância do primeiro congresso da província, por ter particularidade de ação missionária de cada diocese, precisamos conhecer, celebrar e divulgar uma província missionária em comunhão no processo evangelização e por ser uma igreja em saída. Vejo que o maior desafio é conscientizar as pessoas liderança de nossa igreja e pastorais e movimentos em ser missionários, pensar no outro e sair do egoísmo, do individualismo, saber amar o próximo sem interesse e assumir uma igreja em saída”, afirmou.

Para o coordenador do conselho missionário diocesano de Pouso Alegre, Fábio Menegon, vários têm sido os desafios, mas esse congresso vem ajudar a vencê-los.

“Queremos conhecer a realidade de cada arquidiocese, como cada uma trabalha as três propostas de oficina, além de saber se existe conselho missionário diocesano nas três Igrejas particulares. Também queremos saber se existem os conselhos missionários paroquiais. O primeiro desafio é estar na presença de Deus, se colocar aàdisposição Dele e deixar ser guiado por Ele, confiando na sua proposta”, ressaltou.

O encontro tem início na sexta-feira, às 18h, com acolhida e primeiras organizações. A missa de abertura será celebrada pelo bispo de Campanha, dom Pedro Cunha, às 20h. No sábado a assessoria do encontro ficará por conta do padre Jean Paul Hansen (diocese de Campanha) e do padre Samuel Batista (diocese de Luz) que falarão, respectivamente, sobre a missão e iniciação no seguimento de Cristo e pastoral orgânica/ missão permanente. Tanto no sábado como no domingo algumas pessoas irão partilhar as experiências missionárias no sul de minas e também em outras regiões do Brasil.

Ainda segundo padre Edson, a ideia deste congresso surgiu em uma assembleia no ano passado.

“O dom José Lanza, como bispo do referencial do regional Leste 2 da CNBB e de nossa província, vem falando e motivando o conselho pra realizar o congresso. A ideia surgiu de uma reunião do Leste 2 na época. Achamos melhor realizar uma assembleia da província, onde elegemos a equipe para pensar no congresso”, explicou.