Tem início nesta quarta-feira a 57ª Assembleia Geral da CNBB

29 de abril de 2019

Com informações da CNBB –

A 57a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem este ano a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2019 a 2023. O foco é sintetizar a decisão colegial com o objetivo de indicar elementos fundamentais para a animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Posteriormente, caberá às igrejas particulares transformar essas diretrizes em planos pastorais locais. Podem participar, segundo o Estatuto da CNBB, os 309 bispos na ativa, os 171 eméritos, além dos administradores apostólicos e representantes dos organismos e pastorais.

Além do arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., a Arquidiocese de Pouso Alegre também oferecerá dois de seus padres para auxiliar os trabalhos durante a assembleia. O Padre Paulo Adolfo Simões, diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), e o padre Andrey Nicioli, que auxiliará na assessoria de comunicação. O senhor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, natural de Itajubá, também contribui na assembleia, já que ele é assessor da Comissão para o Laicato da CNBB.

A versão que os bispos aprovarão na 57a AG, produzida inicialmente pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023, está estruturada a partir da imagem da comunidade cristã como “casa” e foi objeto de sugestões e emendas dos bispos do Brasil, dos organismos e pastorais. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A Assembleia também terá o desafio de eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. Serão eleitos presidente, vice-presidente e secretário-geral. Além disso, os bispos elegem 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, o Delegado e o Suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).
A abertura oficial da 57a AG acontecerá no dia 01o de maio com uma missa no Santuário Nacional, às 07h30. A cerimônia de instalação acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório e será aberta à imprensa. Todos os dias – exceto no domingo, dia 05 – serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida.

Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30). As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.

Também neste ano, haverá os “meeting points”, uma modalidade a mais de relação dos bispos com os jornalistas e mídias que cobrem a Assembleia. Eles acontecerão nos dias 02 a 09 – exceto nos dias 04 e 05 -, sempre às 09h.
No final de semana acontece o retiro dos bispos, iniciando no dia 04 de maio, às 15h, com término no domingo, dia 05, às 11h30, com missa no Santuário. Já a cerimônia de posse da nova presidência está marcada para às 10h30 do dia 10 de maio e, na sequência, a cerimônia de encerramento, no Centro de Eventos.

57ª Assembleia da CNBB
Tema: Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) – 2019 a 2023

Data: 1 a 10 de maio de 2019
Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida – SP
Contatos: Pe. Rafael Vieira, Willian Bonfim, Bruno Feittosa, Larissa Carvalho, Luiz Lopes Jr.

E-mail: imprensa@cnbb.org.br