Benção do novo túmulo dos restos mortais do Monsenhor Alderigi

Restos mortais do Servo de Deus Alderigi Torriani são transladados pra nova capela

10 de abril de 2024

No último dia 03 de abril, o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Càssia, localizado na cidade de Santa Rita de Caldas, foi celebrada o Dia de Oração pela Beatificação do Servo de Deus Monsenhor Alderigi Maria Torriani, falecido em 03 de outubro de 1977. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR e concelebrada pelo padre Benedito Luciano da Rosa, pároco da Paróquia Santa Rita e Padre Lucas Crispim, membro da Comissão da Causa da Beatificação do monsenhor.

Pode ser uma imagem de 4 pessoasNo início da Celebração Eucarística, Bruno Souza testemunhou a comunidade paroquial a graça alcançada por intercessão do Servo de Deus: a recuperação da saúde de sua filha, Laura. Desacreditada pelos médicos, se apegaram a oração e receberam várias reliquias do padre Torriani, onde depositavam no travesseiro da filha e o milagre aconteceu. Assista ao testemunho da família Souza, clicando aqui.

Em sua homilia, Dom Majella recordou um pouco sobre a Missão do padre Alderigi e a importância deste momento celebrativo:

Hoje nós estamos sendo agraciados com este movimento de vida. Ou seja, o translado dos restos mortais de Padre Alderigi para serem depositados no túmulo. É um movimento que traz vida. Não estamos fazendo um movimento de morte, mas um movimento de vida. Este é o movimento de vida, uma Igreja viva que vem aqui de joelhos, se coloca diante dos restos mortais deste sacerdote que aqui buscou a santidade. [Alderigi] não queria ser santo sozinho. Que nós possamos levar isso à frente. Se queremos que o Padre Alderigi seja santo, nós também precisamos nos esforçar e nos dedicar no caminho da santidade. A santidade é uma conquista do amor de Deus”.

Ao final da Missa, a urna contendo os restos mortais do Servo de Deus foi levada para a capela mortuária que foi abençoada por Dom José Luiz Majella e aberta para oração dos fiéis.

Confira a transmissão completa da Missa aqui.

Sobre a Capela

Pode ser uma imagem de pia e texto

A obra projetada pelo arquiteto João Gabriel Junqueira, fica localizada no interior do Santuário de Santa Rita de Cássia, ao lado direito do presbitério. “Desde a concepção do projeto, foi pensado que o Padre Alderigi ficasse envolto pelas montanhas de Minas, onde Padre Alderigi peregrinou, evangelizou, deixou sua mensagem e pregou o Evangelho. A ideia, com certeza, foi que nós tivéssemos um espaço de oração, contemplação, para que cada um pudesse ali, assim como Dom Majella falou, ter uma experiência com Jesus”, relata o arquiteto.

Quem foi Monsenhor Alderigi Torriani?

Nascido em Jacutinga (MG) em 13 de novembro de 1895, Alderigi sentiu-se desde pequeno o chamado de Deus ao sacerdócio. Sua vocação foi semeada na Rodovia em Andradas poderá ter nome do monsenhor Alderigivida em comunidade culminando em sua entrada ao Seminário de Pouso Alegre e em sua Ordenação Presbiteral em 1920.  Desde os primeiros anos de padre, desempenhou papéis importantes na diocese pouso-alegrense, como Vigário Cooperador na Catedral e Diretor do Ginásio Diocesano, atual Colégio São José. Exerceu também seu ministério em Brazópolis e Camanducaia, até que em 1927 chega a cidade de Santa Rita de Caldas com 32 anos.

Padre Alderigi, com sabedoria e amor, dedicou toda sua vida ao povo desta paróquia e aos peregrinos que por ali passavam. A pequena igreja matriz tornou-se um santuário onde milhares de peregrinos iam para apresentar a Deus, por intercessão de Santa Rita, seus pedidos e necessidades e para louvar e agradecer as graças recebidas.

Torriani foi, também, apóstolo do confessionário. Nele, passava horas e horas atendendo, com carinho e, às vezes, energicamente, as confissões dos fiéis. Ele sabia que somente um coração que reconhece seus pecados diante de Deus e dos irmãos e recebe o sacramento da penitência pode estar aberto para acolher as graças que vêm dos céus! Por isso, o santuário e o confessionário tornaram-se sua casa. Ali, nos domingos e festas,  se alimentava e passava o dia todo esperando e acolhendo as pessoas e, com elas, celebrando os sacramentos e anunciando a Palavra que dá vida e salvação.

O padre faleceu aos 82 anos de idade, no dia 03 de outubro de 1977, 50 anos após sua chegada a cidade. Após autorização enviada pela Congregação das Causas dos Santos, a Arquidiocese iniciou sua causa de beatificação e canonização em 3 de fevereiro de 2001.

Saiba mais da vida do Servo de Deus Monsenhor Alderigi Maria Torriani, clicando aqui

Fase do Processo de Beatificação

Durante a homilia da Missa de Translado do Corpo do Padre Alderigi, Dom Majella explicou aos fiéis a atual fase do processo para beatificação:

“Em dezembro de 2023, iniciamos a fase que se chama Positio. Todos os documentos que foram colhidos aqui na paróquia, desde a sua infância até a sua morte, foram compilados em um material, juntamente com as graças recolhidas. Este material foi enviado a Roma, para o Dicastério das Causas dos Santos. Posteriormente foi lido e revisado pela Postulação dos Santos. Concluiu-se assim a fase arquidiocesana.

Este material agora está nas mãos de peritos, teólogos, cardeais, que estão estudando todo o material para reconhecer as virtudes do Padre Alderigi. Com a Igreja reconhecendo as virtudes do Padre Alderigi, ele se torna Venerável. Após ser declarado Venerável, é preciso um milagre reconhecido cientificamente de Padre Alderigi para que ele se torne Beato, e, depois, mais dois milagres comprovados para ser canonizado, ou seja, ser declarado Santo. Intensifiquemos nossas orações pelo seu processo e sempre peçamos a sua intercessão”.

Confira algumas fotos da Celebração Eucarística