Viva a Páscoa

11 de abril de 2024

Viver, no sentido literal da palavra! A Páscoa é para ser vivida, pois significa passagem para vida nova que renasce!

“Ele ressuscitou. Não está aqui” (Mc 16,6).

A Páscoa é a maior festa da vida do católico! Motivos inúmeros temos para comemorar a Páscoa do Senhor! O Senhor ressuscitou! A vida triunfou sobre a morte! O túmulo está vazio! Ele vive!

Somos bombardeados pelas propagandas, mídia e o comércio que fazem com que as pessoas esqueçam o verdadeiro sentido da Páscoa. Para alguns, é um feriado prolongado; para outros, época de comer ovos de chocolate; outros, viajar, gastar, ostentar, comprar… enfim, neste cenário perdemos a essência deste dia tão especial para nós.

No ano de 1959, em sua homilia, São João XXIII reforça nossas reflexões ao dizer que: “nossa Páscoa é, portanto, para todos uma morte ao pecado, às paixões, ao ódio, às inimizades, a tudo aquilo que é fonte de desequilíbrio, amargura e tormento na ordem espiritual e material. Esta morte é, na verdade, apenas o primeiro passo para um objetivo maior, pois nossa Páscoa é também um mistério de vida.”

 A Igreja Católica reserva um tempo em seu calendário litúrgico para vivermos e festejarmos a Páscoa em nossas vidas! Chamado de tempo Pascal, ele se estende desde o Domingo de Páscoa até o dia de Pentecostes. Neste tempo, permanece aceso nas celebrações eucarísticas o círio pascal que representa Cristo ressuscitado, luz que venceu as trevas.

No período Pascal, revivemos e renovamos nossa fé. A vida, ao triunfar sobre a morte, nos faz deixar para trás, no túmulo, todo sofrimento, dor, angústias, tristezas, depressões e amarguras.

O que deve prevalecer e ser exaltado por todos e nos contagiar é a vida nova que ressurge, que nos reergue das trevas para luz, que alimenta nossa esperança e nos leva a crescer cada dia mais no amor, na justiça, na caridade, na paz e na unidade com os irmãos e irmãs.

A ressurreição é a maior prova de que Jesus é Deus!

Nossa fé se fundamenta em um Deus vivo e verdadeiro que venceu a morte e nos trouxe a vida. Aquele que tem fé e acredita na ressurreição sabe o quão importante é este dia. O próprio São Paulo disse que vã seria nossa fé se Cristo não tivesse ressuscitado. (1Cor 15, 14).

Não temos nada a perder, temos que acreditar e aproveitar deste tempo Pascal para mergulhar no mistério da morte e ressurreição de Jesus, renovar nossas forças, aumentar nossa fé, louvar e agradecer, cantar as maravilhas do Senhor! E sobretudo, levar nossos semelhantes a entenderem a maravilha de celebrar a Ressurreição de Jesus, a grande  festa da Páscoa!

Referências:

https://presbiteros.org.br/homilia-de-mons-jose-maria-pereira-domingo-de-pascoa-ano-c/

https://diocesedecampos.org.br/homilia-domingo-da-pascoa-do-senhor/

https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/o-que-os-santos-falam-sobre-o-periodo-pascal/

https://www.acidigital.com/noticia/51830/oito-reflexoes-dos-santos-sobre-a-pascoa-da-ressurreicao

https://www.cnbb.org.br/cirio-pascal-sinal-do-cristo-ressuscitado/

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/pascoa-seu-real-sentido/    

Referências de imagem: https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/cristo-ressuscitou-a-morte-foi-vencida