Romaria da Fé reúne fiéis do setor pastoral Sapucaí

30 de agosto de 2022

No dia 28 de agosto, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG), aconteceu a 11ª Romaria da Fé, que reuniu clérigos, religiosos e cristãos leigos das paróquias do setor pastoral Sapucaí.

A “Romaria da Fé” acontece todos os anos no setor pastoral Sapucaí, composto por cinco paróquias: Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima (Santa Rita do Sapucaí); São João Batista (Cachoeira de Minas); Imaculada Conceição (Conceição dos Ouros) e São Sebastião (São Sebastião da Bela Vista).

Neste ano, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí, sediou o evento no último domingo (28).

Cristãos leigos, religiosos e padres das paróquias do setor se reuniram na quadra do “Tiro de Guerra”. Lá, ocorreu um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2022, conduzido pela coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Educação, professora Maria Regina Pereira de Oliveira.

Após a reflexão, os participantes do evento fizeram uma caminhada em direção à igreja matriz Nossa Senhora de Fátima. Lá, houve missa presidida pelo cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral, representando dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, o qual não pôde estar presente devido à etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP).

A missa presidida pelo cônego Wilson foi concelebrada pelo padre José Francisco Ferreira, coordenador do setor pastoral Sapucaí e vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima. Além deles, padre Sebastião Márcio Maciel, pároco da paróquia sede da romaria, esteve presente com os demais padres do setor.

A “Romaria da Fé” é uma iniciativa do setor pastoral Sapucaí, iniciada no ano de 2012. É uma oportunidade para fortalecer e celebrar a caminhada pastoral dos fiéis pertencentes às paróquias do setor. A cada ano, um tema especial é refletido e imagens ou banners dos padroeiros das comunidades do setor são conduzidos em caminhada. Além disso, o evento é encerrado com momento de confraternização.

Histórico das edições da “Romaria da Fé”

1ª) 02/09/2012 – Santuário Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Sapucaí – Ano Jubilar da Arquidiocese – Ginásio do Instituto Nacional de Telecomunicação.

2ª) 18/08/2013 – Imaculada Conceição – Conceição dos Ouros – Ano da Fé – Ginásio poliesportivo.

3ª) 17/08/2014 – São Sebastião – São Sebastião da Bela vista – Quadra poliesportiva.

4ª) 16/08/2015 – São João Batista – Cachoeira de Minas – Ano da Paz – Saindo da quadra da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva para a Igreja matriz.

5ª) 21/08/2016 – Santuário Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Sapucaí – Ano da Misericórdia – Saindo da Escola Técnica de Eletrônica para a Igreja matriz Santa Rita.

6ª) 27/08/2017 – Nossa Senhora de Fátima – Santa Rita do Sapucaí – Centenário das Aparições e Ano Mariano – Saindo do asilo para a Igreja matriz Nossa Senhora de Fátima.

7ª) 26/08/2018 – Imaculada Conceição – Conceição dos Ouros – Ano do laicato – Saindo da quadra da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho para a igreja matriz.

8ª) 25/08/2019 – São João Batista – Cachoeira de Minas – Ano da Caridade – Saindo da quadra da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva para a igreja matriz.

9ª) 30/08/2020 – Nas paróquias – Missa nas igrejas matrizes e celebração em família.

10ª) 29/08/2021 – São Sebastião – São Sebastião da Bela Vista – Nas igrejas matrizes, com número restrito de participação dos membros das paróquias.

11ª) 28/08/2022 – Nossa Senhora de Fátima – Santa Rita do Sapucaí – Ressonância da CF/22 – Saindo do Tiro de Guerra para a Igreja matriz Nossa Senhora de Fátima.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Fotos: Amanda Cormelato e Emanuele Melo

A imagem destacada da notícia traz fiéis, religiosos e padres que participaram da caminhada da 11ª Romaria da Fé, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí.

Veja mais fotos do evento: