Jubileu das vocações é celebrado em Pouso Alegre

28 de agosto de 2022

Ontem (27), na catedral metropolitana Bom Jesus, em Pouso Alegre (MG), foi celebrado o Jubileu das Vocações, que reuniu vocacionados que comemoram jubileu no ano de 2022.

O evento aconteceu com a celebração de missa, presidida por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, e acompanhada por diversos vocacionados que celebram jubileu no ano de 2022.

Sacerdotes, diácono, religiosos, casais, seminaristas, vocacionados à vida sacerdotal e cristãos leigos reuniram-se para agradecer a Deus pelo dom da vocação.

Na ocasião, os fiéis presentes rezaram pelos padres, religiosos e casais que comemoram, neste ano, aniversário de ordenação sacerdotal, de profissão religiosa ou de casamento.

Além disso, a celebração marcou o encerramento do mês vocacional. No mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil realiza o mês vocacional, incentivando as comunidades a realizarem encontros formativos e espirituais com o tema das vocações. Na arquidiocese de Pouso Alegre, os fiéis foram incentivados pela Pastoral Vocacional, assessorada pelo padre Lucas Silva Crispim, a rezarem pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e laicais. Como tema do mês vocacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”. O lema proposto foi “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

Em sua homilia, dom Majella destacou a importância das vocações para a Igreja. O arcebispo refletiu também a passagem bíblica da parábola dos talentos (Mt 25, 14), mostrando ser necessário fazer frutificar, compartilhar e comunicar o dom da vocação, confiada por Jesus Cristo aos seus discípulos. Segundo dom Majella, vocação é “um tesouro que recebemos do amor gratuito de Deus para gerar vida à humanidade”.

“Esta missa do ‘Jubileu das Vocações’ é para partilhar a gratidão e alegria de celebrarmos, como família diocesana, o dom da vocação e encerrar este mês vocacional, que celebramos na Igreja no Brasil”, disse o arcebispo.

Leia na íntegra a homilia de dom Majella.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Fotos: Geovania Andrade Pereira Carvalho

A foto destacada da notícia traz dom José Luiz Majella Delgado com os vocacionados jubilandos do ano de 2022.

Veja mais fotos do evento: