Sacerdote da arquidiocese completa centenário natalício

15 de outubro de 2021

No próximo dia 20 de outubro, monsenhor José Carneiro Pinto, mais conhecido por padre José Carneiro, completará 100 anos de seu nascimento. Seus familiares, a paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e a arquidiocese se preparam para essa comemoração.

Festa dos 100 anos

A preparação da celebração dos 100 anos do monsenhor José Carneiro teve início em outubro de 2019, com missas mensais, todo dia 20, rezadas na sua capela particular.

Divulgação oficial da comemoração do centenário natalício do monsenhor José Carneiro.

Nas redes sociais, familiares e amigos do monsenhor têm deixado testemunhos sobre a importância da sua vida e vocação para a cidade de Santa Rita do Sapucaí e a arquidiocese de Pouso Alegre.

A programação do jubileu conta com diversos eventos, que serão transmitidos pelas redes sociais do monsenhor.

No próximo domingo (17), às 18h, haverá serenata em homenagem ao sacerdote, promovida pelos fiéis católicos de Santa Rita do Sapucaí.

Na segunda (18), às 19h30, a Câmara de Vereadores de Santa Rita do Sapucaí irá apresentar moção de congratulações ao monsenhor José Carneiro, em comemoração ao seu aniversário natalício e pelos seus relevantes trabalhos para o município.

Na terça-feira (19), às 10h, haverá celebração eucarística de ação de graças pela vida e missão do monsenhor na igreja matriz de São José Operário, em Pouso Alegre, com a presença do clero arquidiocesano e do arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R..

Na quarta-feira (20), dia do aniversário natalício do monsenhor, às 10h30, será concelebrada missa solene no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, com a participação de dom Majella.

Pe. Rodrigo Carneiro, monsenhor José Carneiro e dom Majella, presentes em missa na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí.

Para finalizar as comemorações, na quinta-feira (21), às 18h, será rezado o Santo Terço em agradecimento a Deus e a Nossa Senhora pelos 100 anos do monsenhor, com auxílio de seu sobrinho-neto, pe. Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, na capela particular do jubilando.

Será inaugurada, em breve, uma estátua do monsenhor José Carneiro, em frente ao santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, a qual está sendo organizada pela prefeitura dessa cidade. Monsenhor José Carneiro faz parte do patrimônio municipal imaterial, considerado um bem cultural relevante para o município.

Na última quinta-feira (14), monsenhor e seu sobrinho-neto, pe. Rodrigo, veicularam nas redes sociais mensagem de voz com a oração da Ave Maria para animar os preparativos da Festa dos 100 anos. Ouça a seguir.

Dados biográficos

Monsenhor José Carneiro nasceu em 20 de outubro de 1921, em Itajubá (MG), filho de Victor de Souza Pinto e Maria Carneiro Pinto.

Cursou Filosofia e Teologia em Mariana (MG), no seminário São José. Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1946, na catedral metropolitana de Pouso Alegre (MG), por dom Octávio Chagas de Miranda, bispo diocesano naquela ocasião.

Como padre, trabalhou nas cidades de Pouso Alegre, Congonhal, Brazópolis, Paraisópolis, Consolação e Gonçalves. Além disso, exerceu a maior parte de seu ministério sacerdotal em Santa Rita do Sapucaí, durante 44 anos.

Trabalhos desenvolvidos

Em Santa Rita do Sapucaí, monsenhor José Carneiro recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal, para uma de suas comunidades, a qual, mais tarde, foi elevada à condição de paróquia, sendo a segunda da cidade.

Em 1957, organizou a festa dos 500 anos da morte de Santa Rita, trazendo da Itália a imagem de Santa Rita em uma urna especial e uma relíquia ex ossibus dessa santa, impulsionando a sua devoção e possibilitando, mais tarde, a elevação da igreja matriz de Santa Rita do Sapucaí à categoria de santuário arquidiocesano.

Em 1996, monsenhor realizou Missões Redentoristas para animação missionária da paróquia de Santa Rita, com a criação de comunidades e setores missionários.

Juntamente com outras lideranças santa-ritenses, fundou a Fundação Educandário Santa-ritense, mantenedora do Colégio Tecnológico e da Faculdade de Administração e Informática (FAI).

Como pároco da paróquia de Santa Rita e presidente do Educandário Santa-ritense, com autorização do arcebispo de Pouso Alegre, doou terreno ao Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), onde se desenvolveu importante polo de engenharia.

Em seu paroquiato, foram adquiridos para a paróquia, a Escola Nossa Senhora de Fátima e o Centro Pastoral Dom João Bergese.

No âmbito pastoral, monsenhor José Carneiro buscou, com a liderança paroquial, desenvolver diversos trabalhos, por meio das pastorais e movimentos, e cuidar das comunidades, incentivando a construção de diversas capelas e a realização de trabalho assistencial aos mais necessitados.

Testemunhos

O leigo Waldir Marques Lemos, de Santa Rita do Sapucaí, destaca a bondade e a ternura do monsenhor José Carneiro. Para ele, o monsenhor é um homem escolhido por Deus.

A senhora Márcia Monteiro, também de Santa Rita do Sapucaí, resgata lembranças de sua convivência com o monsenhor.

Acompanhe aqui a transmissão dos eventos comemorativos dos 100 anos do monsenhor José Carneiro.

Com informações e imagens fornecidas pelo pe. Rodrigo Carneiro Paiva Mendes e veiculadas nas redes sociais oficiais do monsenhor José Carneiro Pinto.