Padre recebe licença para realizar exorcismos

15 de outubro de 2021

Cônego Benedito Ramon Pinto Ferreira, membro do clero arquidiocesano, recebeu licença do arcebispo para fazer exorcismos.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, concedeu, no dia 29 de setembro de 2021, ao cônego Benedito Ramon licença peculiar e expressa para fazer exorcismos aos fiéis católicos da arquidiocese de Pouso Alegre perturbados por sinais evidentes de possessão demoníaca. A concessão tem duração de 3 anos, por decisão do arcebispo.

Segundo o documento oficial da concessão, a licença será exercida sob moderação do arcebispo e de acordo com o Ritual de Exorcismos e outras súplicas, da Igreja Católica.

Côn. Benedito Ramon, nomeado exorcista pelo arcebispo metropolitano.

Para a concessão, o arcebispo considerou a lei da Igreja que afirma que “ninguém pode legitimamente fazer exorcismos em possessos, a não ser que tenha obtido licença peculiar e expressa do Ordinário” (cân. 1172 § 1).

Para dom Majella, é oportuna a presença na arquidiocese de pessoas preparadas para exercer o múnus de exorcista, imitando a caridade de Cristo.

O arcebispo orienta que, antes de se recorrer ao exorcista, deve-se procurar o pároco e os serviços especializados na área da medicina e das ciências psíquicas para um processo de acompanhamento dos casos possivelmente relacionados à possessão demoníaca.

A prática do exorcismo é prevista pela Igreja para o cultivo da santidade e é um sacramental para expulsar demônios ou livrar alguém da influência demoníaca. Para isso, a Igreja oferece princípios, normas e ritual.

O exorcismo é sempre realizado em nome do Senhor Jesus, a quem todas as coisas, inclusive os demônios, devem obedecer e estão sujeitas.

Segundo o Ritual de Exorcismos, a Igreja manifesta que há um único e verdadeiro Deus, origem de todo bem visível e invisível. Entretanto, há o mal no mundo. Os seres criados por Deus que se opuseram a Ele foram chamados, na Sagrada Escritura, de demônios. A Igreja tem a prática de realizar exorcismos, que são orações para libertação de seus fiéis de todo mal e dos seus efeitos.

Ritual de exorcismos e outras súplicas, reformado por decreto do Concílio Vaticano II e promulgado pelo papa São João Paulo II.

Várias passagens bíblicas apresentam Jesus Cristo praticando exorcismos (cf. Mc 5,1-20; Mt 8,28-34; Lc 8,26-39).

Acesse aqui a publicação oficial da concessão.

Com informações fornecidas pela chancelaria arquidiocesana. As imagens são das redes sociais da paróquia Sant’Ana, de Silvianópolis (MG), e de veiculação gratuita na internet.