Santo Inácio de Loyola: de cavaleiro a missionário

26 de julho de 2023

Iñigo López de Oñaz y Loyola, conhecido como Inácio de Loyola, nasceu em 1941, no Castelo de Loyola, em Azpeitia, região basca, no norte da Espanha. Era filho de família cristã e nobre r o caçula de 13 irmãos.

Em 1506, Inácio, aos 15 anos, colocou-se a serviço de Juan Velázquez de Cuéllar, ministro do Tesouro Real durante o reinado de Fernando de Aragão. Foi quando Inácio recebeu uma preciosa formação acadêmica, a qual o tornou um exímio cavaleiro, com grandes virtudes para uma atuação fecunda e leal em ações militares.

Como Deus utiliza de diversas formas para mostrar o seu amor e chamar aqueles que ele quis (Mc 3,13-19), em meio a um conflito militar, no dia 20 de maio de 1521, ao tentar, sem sucesso, proteger Pamplona (capital de Navarra) dos invasores franceses, Inácio foi ferido por uma bala de canhão, a qual, além de partir sua perna direita, deixou lesões na esquerda. O grave ferimento foi fundamental para a mudança radical que aconteceria em sua vida. Durante o período de recuperação no Castelo de Loyola, como não havia livros de Cavalarias, os quais eram seus preferidos, Inácio dedicou-se à leitura de Vida de Cristo, escrita por Ludolfo da Saxónia, e de uma coletânea sobre a vida de santos.

Nesse contato com os livros, Deus falou com Inácio, fazendo o seu coração arder para um novo chamado vocacional. No arder de seu coração, ele se perguntava: “Por que não eu?“. Com isso, Inácio percebeu que as ambições mundanas lhe causavam alegrias superficiais e passageiras, ao passo que, na entrega, no encontro e na vivência com Cristo, o seu coração estava cheio de uma alegria duradoura. Essa consolação foi, para Inácio, um sinal de Deus.

Passado o período de convalescença, Inácio se apresentou ainda mais forte e com um vigor de mudança e entrega à missão que Deus o convocará. Sentia-se chamado a conquistar corações e almas para viver as bem-aventuranças de uma vida em Deus, com Deus e por Deus, por meio da Revelação de Jesus Cristo.

Além disso, Inácio sentia arder em seu coração um forte desejo de mudanças. Portanto, decidiu partir rumo a Jerusalém. Saindo de Loyola, seguiu em peregrinação para Montserrat. No caminho, doou suas roupas de fidalgo a um pobre, passando a usar trajes rústicos.

A espada foi deixada no altar da Igreja de Nossa Senhora de Montserrat, após uma noite de oração. Em Manresa, Inácio abrigou-se em uma cova. Vivendo como eremita e mendigo, passou pelas mais duras necessidades. Após essa experiência, Inácio seguiu em sua longa peregrinação até Jerusalém, onde permaneceu por um tempo.

De volta à Europa, sofreu perseguições e incompreensões que lhe fizeram perceber a necessidade de estudar para melhor ajudar os outros. Assim, nasceu no coração de Inácio a Companhia de Jesus. Em Paris, em 1534, junto à Francisco Xavier e outros companheiros, fundou a Companhia de Jesus. Seus membros são chamados de “Jesuítas”. São homens que, a exemplo do pai fundador e inspirados no amor do Cristo, buscam um encontro com Jesus na pessoa dos irmãos. Além disso, no amor e na dedicação, estudam e ouvem a Palavra de Deus, entregando-se a sua vontade. Alguns membros foram enviados para evangelizar o Brasil. Ele preparou e enviou os missionários jesuítas ao mundo todo para espalhar o cristianismo.

Como Santo Inácio de Loyola, coloquemo-nos ao serviço do próximo! Sua memória, missão e vocação são celebradas na Igreja no dia 31 de julho.

Oração

Tomai, Senhor e recebei
Toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade
Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça
Isto me basta, nada mais quero pedir.

Referências:

Imagem: Vatican Media