Vicentinos realizam encontro regional em Pouso Alegre

26 de julho de 2023

No último domingo (24), aconteceu, em Pouso Alegre (MG), o XVIII Encontrão Vicentino. Fiéis do Sul de Minas, ligados à Sociedade de São Vicente de Paulo, refletiram tema relacionado à visita aos pobres e celebraram o carisma da caridade.

O evento foi promovido pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e reuniu cristãos leigos dessa organização que fazem parte da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. Eles refletiram o tema “A mística da visita aos pobres”. Além disso, houve momentos de oração, partilha de experiências, convivência e caminhada. O encontro teve como momento especial uma missa, celebrada na catedral do Bom Jesus.

A SSVP é uma organização civil de leigos, conhecidos como “vicentinos”, que se dedicam à caridade. Foi fundada em 1833, em Paris, por jovens universitários católicos, entre os quais se destaca Antônio Frederico Ozanam, beatificado pelo papa João Paulo II, em 1997. São Vicente de Paulo é considerado patrono das ações vicentinas. Em todo o mundo, a organização conta com, aproximadamente, 800 mil voluntários e ajuda, diariamente, 30 milhões de pessoas.

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. Ela conta com a colaboração de, aproximadamente, 153 mil vicentinos, os quais ajudam, semanalmente, cerca de 74 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, formando uma rede de caridade.

Na Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que abrange a região sul de Minas Gerais, há 9 conselhos centrais da SSVP, os quais gerenciam as conferências dessa organização que atuam nas paróquias e comunidades. Na Arquidiocese de Pouso Alegre, o padre Sebastião Márcio Maciel, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG), é assessor espiritual dos fiéis ligados à SSVP.

O “Encontrão Vicentino” acontece anualmente e procura unir os vicentinos para estudar um tema e celebrar a vida e a missão. O evento é uma oportunidade para reavivar os membros das conferências vicentinas, proporcionando mais ânimo aos trabalhos de caridade e justiça.

Durante o XVIII “Encontrão Vicentino”, os fiéis rezaram com as relíquias de São Vicente de Paulo e de Teresa Cristina, beatificada no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena (MG).

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre Sebastião Márcio Maciel

Veja mais fotos do evento: