Santuário Nacional de Aparecida acolhe romaria arquidiocesana de Pouso Alegre

6 de julho de 2022

No último sábado (2), a arquidiocese de Pouso Alegre realizou a romaria anual ao santuário nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). Diversos fiéis da arquidiocese estiveram presentes, bem como cerca de 40 presbíteros, religiosos, religiosas e seminaristas que participaram de missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e transmitida pela TV Aparecida.

Em sua homilia, dom Majella refletiu sobre a passagem bíblica de Mt 9, 14-17. Disse que “a Igreja está vivendo o momento da graça de Deus ao refletir, celebrar e se comprometer com uma realidade: somos uma Igreja Sinodal”. O arcebispo destacou que Igreja sinodal significa o caminhar juntos como irmãos. Segundo ele, desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem intensificado a sinodalidade para ser uma Igreja de comunhão de participação.

Dom Majella, em sua homilia, no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O arcebispo salientou ainda:

“A nossa Igreja particular de Pouso Alegre, que se reune aqui hoje, neste santuário, procurando viver o espírito de comunhão com todas as Igrejas, está aqui representada por você. Com você, que nos acompanha através dos meios de comunicação, estamos formando uma única Igreja e queremos, a partir de Jesus, a verdade que nos liberta para que possamos, sim, restaurar esta Igreja para que possamos restaurar nossa vida, restaurando a nossa sociedade, hoje marcada por tanta violência, por tanta discriminação ,por tanto ódio, por tanta divisão.

Somos nós, cristãos, que vivemos na alegria do encontro com o Senhor, que temos essa força e essa graça, precisamos tomar a frente. Para restaurar este mundo, marcado por tanta guerra e tanta violência, para restaurar o nosso Brasil, tão violento. O nosso Brasil que hoje usa uma linguagem de tanto ódio. Precisamos restaurar o nosso Brasil. Essa é a verdade que o vinho novo traz para nós. Nesta casa de Maria, nós queremos, assim como Maria, viver as alegrias das Bodas de Caná. É nessa ocasião que Maria aponta o caminho do vinho bom, do vinho novo, que é Jesus!

É Maria que nos aponta, mas ela vem dizer para nós: escutai o que ele vos diz. E o que Jesus está dizendo para nós? Restaurar. Não vamos ficar apegados nas coisas antigas. Não vamos centralizar a nossa vida cristã, a nossa vida de Igreja, em coisas antigas, em coisas tradicionalistas, em coisas que já se passaram. Vamos centralizar a vida em Jesus Cristo e é, a partir dele, que nós vamos restaurar este mundo. Levemos para nossa casa, dessa peregrinação, essa certeza: o vinho novo que é Jesus. A graça do Espírito em nós, em odres novos, que somos nós. Renovemos e voltamos para casa com esta certeza no nosso coração. E a nossa Igreja de Pouso Alegre, que vive os 60 anos de elevação à arquidiocese, se unindo às outras dioceses, de Campanha e de Guaxupé, formando uma província. Queremos, sim, restaurar a Igreja no Sul de Minas com o vinho novo, que é Jesus! Que Maria nos conduza sempre a seu Filho, vinho novo que nos restaura hoje e sempre. Amém!”.

Após a missa, os romeiros da arquidiocese de Pouso Alegre se reuniram na parte externa do santuário, em frente à imagem de Nossa Senhora de Fátima, para a recitação do terço.

Dom Majella, membros do clero e fiéis da arquidiocese rezam o terço no jardim do santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Fotos: Santuário Nacional de Aparecida e padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes.