São Cornélio e São Cipriano: sacerdotes defensores da Igreja
Cornélio, o papa da mansidão e Cipriano, o bispo convertido, viveram e testemunharam a fé em Deus e o amor à Santa Igreja durante o século III, num tempo conturbado para o catolicismo, em que havia muitas perseguições aos cristãos e um cisma dentro da própria Igreja.
São Cornélio nasceu em Roma e era reconhecido como um homem de fé justo e amoroso. Foi eleito papa depois de alguns anos que a cátedra estava vacante, a sua eleição não foi aceita por Novaciano o qual se declarava um antipapa, o que ocasionou um cisma em Roma. Além disso, houve também a perseguição anticristã do Imperador Galo, que levou à sua prisão e exílio em Cività-Vecchia, em Roma, local onde passou seus últimos dias de vida.
São Cipriano nasceu em Cartago, vindo de uma família abastada recebeu formação superior, dedicando-se à oratória e advocacia, se converteu à religião cristã em idade adulta e, logo após três anos, se tornou bispo. Nesse momento a Igreja era terrivelmente perseguida e na medida em que os fiéis eram martirizados, mais aumentava e intensificava o fervor do povo de Deus.
Outro mal era o surgimento de grupos de hereges dentro da Igreja que almejavam autonomia para pregar uma doutrina diferente da dos apóstolos e dos bispos da Santa Igreja de Cristo. Em 252, Cipriano conseguiu convocar um Concílio, em Cartago, para condená-los, enquanto o Papa Cornélio, em Roma, confirmava a excomunhão deles. Durante a perseguição de Valeriano, sucessor de Galo, o clandestino Cipriano retornou a Cartago, para dar testemunho da fé, mas ali foi martirizado.
Os santos Cornélio e Cipriano são exemplos para todos os clérigos e fiéis leigos de que devemos lutar e defender a doutrina e verdades da fé católica, com oração e intercessão, mas também com amor e firmeza testemunhando com palavras e ações. Estejamos sempre em oração pela libertação e exaltação da Igreja de Cristo e pelo aumento e santificação do clero.
Oração:
Ó Deus, que em São Cornélio e São Cipriano, destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Referências:
DE PAULO, Melody; VITTO, Rafael. São Cornélio e São Cipriano, Papa e Bispo. Canção Nova – Santo do dia. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-cornelio-e-sao-cipriano-papa-e-bispo/.
CORNÉLIO, PAPA E CIPRIANO, BISPO, MÁRTIRES. Vatican news. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/09/16/ss–cornelio–papa-e-cipriano–bispo–martires.html.
São Cornélio e São Cipriano. Diocese Bragança Paulista. [Do livro “Escola da Fé 1: Sagrada Tradição” pp. 68-70. Tradução: Toni Lopes] Disponível em: http://www.diocesedebraganca.com.br/santododia/145.
Referência da imagem:
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/09/16/ss–cornelio–papa-e-cipriano–bispo–martires.html