São João da Cruz

15 de dezembro de 2022

Nesta semana, no dia 14 de dezembro, a Igreja celebrou a memória de São João da Cruz. Conheçamos um pouco de sua história.

João de Yepes nasceu em Fontiveros (Ávila), na Espanha, em 1542. Filho de Gonzalo de Yepes e Catarina Álvarez e irmão de Francisco e Luís. Teve uma infância pobre e difícil, sendo que, enquanto criança, faleceram seu irmão Luís e seu pai. Teve uma juventude e formação humanística, cultural e artesanal inclinadas à vocação religiosa. Sempre muito dedicado ao serviço a Deus (como, por exemplo, sendo acólito na igreja de Madalena) e aos irmãos, ele se ocupava dos serviços de alfaiataria, pintura, entre outros encargos.

Aos 21 anos de idade, recebeu o hábito religioso dos carmelitas. Devido ao seu amor profundo e convicto por Maria, escolheu esta ordem. Sua primeira impressão sobre ela não foi positiva, pois seus membros vivam em um ambiente que passava pela crise do burguesismo, mas seu diálogo com Teresa viria a resolver esse impasse: começar o movimento de reforma dentro da ordem a fim de instaurar a vida contemplativa como ideal principal do Carmelo. Ao tornar-se sacerdote, adotou o nome de João da Cruz. O seu desejo era o de se aproximar dos sofrimentos da cruz de Cristo.

São João foi influenciado pela fidelidade à Igreja. Buscando vencer divisões internas, como as geradas por Lutero, mostrou-se sensível à revalorização da vida espiritual pela oração mental e teologia espiritual. Era um conhecedor, mas, principalmente, um amante das Sagradas Escrituras. Em seus escritos, a Bíblia é uma fonte constante, e sua vida e doutrina eram carregadas da Palavra de Deus.

“Os sofrimentos foram constantes em sua vida, mas ele abraçou tudo com alegria e prazer, desejando sofrer ainda mais. Queria sofrer como Cristo e unir seus sofrimentos aos do Mestre, em sacrifício pela própria conversão e também da Igreja. Antes de falecer, sofreu por uma terrível doença, mas sempre louvando e agradecendo a Deus por tudo, pois entendia o sofrimento como uma oportunidade para a própria santificação. Ele dizia: ‘Quem não busca a cruz de Cristo não busca a glória de Cristo’”.

Oração: Senhor Deus, pela intercessão de vosso servo São João da Cruz, dai-nos a graça de reformar tudo aquilo que houver de cômodo em nossos corações e de sofrer, com amor e alegria, cada uma das agonias e perseguições às quais formos submetidos, a a fim de podermos ser mais santos e fiéis a Vós, pelos merecimentos de Jesus Cristo, que convosco vive e reina em união com o Espírito Santo. Amém!

Referências:
SCIADINI, Frei Patrício. São João da Cruz: Obras Completas. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Basílica São Miguel Arcanjo. 7 coisas para aprender com São João da Cruz.

Imagem: Vatican Media e Ordine dei Carmelitani Scalzi