São João Paulo II

20 de outubro de 2022

Nesta semana a Igreja celebra a memória de São João Paulo II.

Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice, Polônia, em 1920. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de outubro, data que marca o início de seu pontificado no ano de 1978. O jovem Karol teve a infância e a juventude marcadas por muitas dificuldades e lutos. Ainda menino, perdeu sua mãe, Emília, quando tinha apenas 9 anos. Teve dois irmãos mais velhos: Olga e Edmund. Sua irmã faleceu antes mesmo que Karol nascesse. E seu irmão era médico, faleceu apenas 3 anos após a morte de sua mãe.

Seu pai, que também se chamava Karol, foi um militar. Era um homem bom e de fé inabalável.  Ensinou ao seu filho virtudes humanas e espirituais e sua influência se estendeu também à vocação sacerdotal do futuro papa. Em seu livro autobiográfico “Dom e Mistério”, São João Paulo II destacou sobre seu pai: “Não falávamos de vocação ao sacerdócio, mas o exemplo dele foi para mim, de qualquer modo, o primeiro seminário, um tipo de seminário doméstico”.

Aos 21 anos de idade, Karol Wojtyla perdeu também seu pai, no ano de 1941. Clandestinamente, em 1942, Wojtyla entrou para o seminário. Era o período de ocupação nazista na Polônia e, por isso, tinham aulas secretas na residência do arcebispo de Cracóvia.

Foi ordenado sacerdote em 1946; nomeado bispo auxiliar de Cracóvia, em 1958, e elevado a arcebispo da mesma arquidiocese no ano de 1964, após ter sido administrador temporário desde 1962, ano da morte de seu antecessor. Tornou-se cardeal, em 1967, por indicação de Paulo VI. Participou do Concílio Vaticano II, ao qual deu uma importantíssima contribuição.

Wojtyla foi eleito papa em 16 de outubro de 1978, escolhendo como nome o mesmo do seu antecessor, João Paulo. Teve o terceiro maior pontificado da história da Igreja, trabalhou incansavelmente para construir pontes entre diferentes religiões e nações. Destacou-se na defesa da família, promoção da paz e no estímulo ao diálogo. Falava 11 línguas e fez 104 viagens apostólicas por todo o mundo.

Em 13 de maio de 1981, dia de Nossa Senhora de Fátima, São João Paulo II sofreu um grave atentado na Praça São Pedro. O papa, que foi baleado por um terrorista turco e quase faleceu, sempre afirmava que a Virgem Maria teria “desviado as balas” e salvado a sua vida. Um ano depois e totalmente recuperado, São João Paulo II visitou, pela primeira vez, o Santuário de Fátima para agradecer a Nossa Senhora por ter-lhe preservado. O Santo Padre ofereceu uma das balas que o atingiu, a qual foi, posteriormente, colocada na coroa da imagem da Virgem, onde permanece até hoje.

João Paulo II faleceu em Roma, no dia 2 de abril de 2005, sábado, às vésperas do Domingo da Festa da Divina Misericórdia, solenidade que ele instituiu, seguindo o pedido de Jesus Cristo a Santa Faustina. Foi beatificado no dia 1º de maio de 2011, por seu sucessor, Bento XVI, e canonizado pelo papa Francisco, em 27 de abril de 2014. Um grande sinal da Providência e do Amor de Deus permitiu que em ambas as datas fosse a Festa da Divina Misericórdia.

Oração a São João Paulo II

Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus! Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na Terra. Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a Terra. São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família. Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz. Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus! Amém.

Imagem: www.vatican.va

Privacy Preference Center