São Miguel Arcanjo: defendei-nos no combate

5 de maio de 2023

No dia 8 de maio, celebra-se a aparição de São Miguel Arcanjo sobre o Monte Gargano, em Apúlia, na Itália. Conhecido como fiel escudeiro de Deus e chefe do Exército Celeste, Miguel é o príncipe defensor, guerreiro que protege o povo de Deus de todos os perigos. É o padroeiro das batalhas, dos paraquedistas e dos paramédicos. Seu nome vem do hebreu “Mija-el” que significa “Quem como Deus” (Semelhante a Deus).

No livro do profeta Daniel, encontramos referência a São Miguel em dois capítulos diferentes: “Há vinte e um dias que o chefe do reino da Pérsia combate comigo, mas Miguel, um dos primeiros chefes veio me ajudar” (Dn 10,13-22) e “Naquele dia vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1).

No livro de Judas, também há referência ao chefe dos exércitos celestes: “No entanto, o Arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo o corpo de Moisés, não se atreveu a lançar-lhe em rosto uma invectiva injuriosa, mas apenas disse: O Senhor te repreenda” (Jd. 1,9).

Na tradição cristã, aprendemos que Miguel tem 4 papéis principais:

1. Comandante do exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais;
2. Anjo da morte levando a alma dos fiéis falecidos para o céu. Nesse papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus aliados;
3. Responsável por medir as almas numa balança perfeitamente equilibrada;
4. Guardião da Igreja.

São João, no livro do Apocalipse, descreve a batalha entre os anjos e os demônios: “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado; e eles, perderam seu lugar no céu” (Ap. 12, 7-8).

O culto a São Miguel Arcanjo está presente desde os primórdios. Atualmente, a ele são dedicadas novenas e orações. Muitas cidades e paróquias levam seu nome. Que todos nós, cristãos, busquemos em nossas batalhas diárias a proteção de São Miguel Arcanjo e que, a exemplo desse anjo, possamos ajudar nossos irmãos em suas lutas diárias!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica.
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu,
precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos,
que andam pelo mundo tentando as almas. Amém.

Referências:

Holweck, F. (1911). St. Michael the Archangel. The Catholic Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company. http://www.newadvent.org/cathen/10275b.htm

Imagem: Padre Joule Windson Cunha Santos / Vatican Media