São Vicente de Paulo, um homem dos pobres

27 de setembro de 2023

Vicente de Paulo nasceu em Pouy, perto da cidade de Dax, no sul da França, aos 24 de abril de 1581. Foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Filho de Jean de Paul e Bertrande de Moras que tiveram 06 filhos, Vicente era o terceiro entre os filhos do casal. Seus pais eram de origem simples, agricultores e criadores de ovelhas, mas a religiosidade era um marco em sua família. Todos os seis filhos receberam o ensino religioso de sua mãe.

A família de Vicente de Paulo, sempre muito serviu, dividia entre si os fazeres, os dois irmãos mais velhos ajudavam os pais na lavoura e Vicente cuidava de ovelhas e de porcos. Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade. Em frente à sua casa, em um pé de carvalho, havia um buraco; ele colocou lá uma pequena imagem da Santíssima Virgem, a quem diariamente ajoelhava e fazia uma oração. Vicente de Paulo fazia suas obrigações sempre com muito zelo, conduzia os animais da família sempre para verdes pastagens, onde ficava a vigiá-los e em seu coração fervoroso sempre com o pensamento em Deus. Aos domingos ia à aldeia com seus pais, para assistir à missa e frequentar o catecismo.

Em meio ao Catecismo, Vicente de Paulo sempre se destacava com sua inteligência sem igual, o que chamou a atenção do vigário daquele vilarejo, que indicou ao pai de Vicente de Paulo que o colocasse em uma escola, pois via nele um futuro promissor. O pai, que era ambicioso, colocou-o em um colégio religioso, desejando que fosse padre e se tornasse o arrimo da família. Foi matriculado em um colégio de padres Franciscanos, na cidade de Dax, onde ele fez os estudos básicos.

O trabalho do Padre Vicente foi entre riquezas e pobrezas; na realeza e na miséria. Vivenciava seu ministério em palácios e na sarjeta de prisões, junto aos mais afastados da sociedade, na qual se desprezava a dignidade da pessoa. Padre Vicente de Paulo chegou, em alguns momentos, até mesmo ser escravo e vendido como os mais sujos e desprezíveis homens da época. Homens estes que eram vistos como sem dignidade até mesmo de se alimentar, ter um nome, e a única esperança destes homens escravos era a morte para a ressurreição dos justos.

O trabalho de Padre Vicente de Paulo marcou o século XVII. Na sociedade francesa, fez com que muitas pessoas mudassem a percepção do mundo sobre a pessoa dos pobres. Ele conseguiu revolucionar a Igreja e isso fez com que São Vicente pudesse fazer muito para salvar a vida das pessoas . Outro talento dele era a habilidade de agregar muitas pessoas ao seu redor, desde a corte até os mais pobres. Isso fez com que seus projetos pudessem beneficiar ainda mais quem precisava.

Grandes foram os feitos que Padre Vicente, além de suas belíssimas homilias nos deixou, mas também nos ensina com ações concretas junto à pessoa do pobre, pobre de fome de pão, de espiritualidade, de amor ao próximo. Uma de suas inspirações fez surgir a Obra de Piedade e Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo. A família vicentina é incentivada a se juntar para dar resposta e esse convite, para que possamos atender refugiados, sejam de guerras, de perseguições, ou pessoas que saíram do campo e que vieram a cidade não têm como se manter, não têm onde morar, ou seja, as mais diversas realidades.  A meta espiritual inspirada por São Vicente de Paulo é “nossa meta é a missão: de fazer do mundo uma rede de caridade”.

São Vicente criou inúmeras obras, a história de sua vida é uma beleza. A seu respeito existem biografias. Tinha quase 80 anos quando faleceu no dia 27 de setembro de 1660, dia em que a Igreja celebra a sua memória. Em 16 de junho de 1737, foi canonizado pelo papa Clemente XII, e, em 12 de maio de 1885, foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII. Seu corpo repousa na Capela da Casa-Mãe São Lázaro, em Paris. São Vicente convoca as pessoas, assim como inspirou Frederico Ozanam, hoje beato, a trabalhar com os vicentinos, fazer parcerias para ajudar as diversas realidades que o Brasil e o mundo possui.

“Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres…“ (João Paulo II)

Oração a São Vicente de Paulo

Ó glorioso São Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro. Obtende junto do Senhor ajuda para os pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, paz para a Igreja, tranquilidade e ordem para as nações e salvação para todos. Permiti-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida. Possamos nós estar unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade. Amém.

Referências:

Referência da imagem: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/09/27/s–vicente-de-paulo–sacerdote–fundador-da-congregacao-da-missa.html